sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Programa de empresa petrolífera oferece cursos para pescadores em Caraguá


Portal Caraguatatuba.sp.gov.br
Os pescadores artesanais de Caraguá podem se inscrever gratuitamente nos cursos da Plataforma Educativa Repsol Sinopec. O programa de responsabilidade social da empresa Repsol Sinopec Brasil consiste em uma sala de aula itinerante que leva conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional para as comunidades pesqueiras do estado de São Paulo.  
Pela terceira vez em Caraguá, a Plataforma Educativa oferece até a segunda quinzena de setembro, no Entreposto do Camaroeiro, os cursos de Artesanato, Manutenção Preventiva de Motores (movidos a diesel), Gestão de Resíduos no Mar, Pescador Profissional (POP) e Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC).
Nesta sexta-feira (31), a partir das 9h, o espaço terá aula de artesanato. Para os interessados em conhecer a parte mecânica das embarcações, o projeto conta com o curso de Manutenção Preventiva de Motores a Diesel, na próxima quinta-feira (6), no período da manhã.
O programa promove a capacitação Gestão de Resíduos no Mar no dia 13 de setembro. O objetivo é orientar os pescadores sobre a destinação correta do lixo produzido nos barcos.

A Marinha do Brasil ministra os cursos de Pescador Profissional (POP) e Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC), entre os dias 17 e 21 de setembro.   As inscrições dessas duas qualificações são realizadas na Colônia de Pescadores Z-8, localizada na Av. Sergipe, no Indaiá. Mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 3882-1421 ou no e-mail colônia.z8@terra.com.br. 
O cadastro para as demais capacitações pode ser feito na Plataforma Educativa, das 9h às 17h, no Camaroeiro.
O programa esteve em Caraguá nos anos de 2009 e 2011. Na ocasião, atendeu 453 e 283 pessoas, respectivamente. Cerca de oito mil pessoas já foram beneficiadas pelo projeto, que passou por 15 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A Plataforma Educativa é coordenada pelo Instituto Atlantis de Preservação Ambiental e conta com o apoio da Marinha do Brasil e Governo Municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguá. 

Serviço
Cursos da Plataforma Educativa Repsol Sinopec
Público-alvo: pescadores artesanais de Caraguá
Horário: Das 9h às 17h
Entreposto do Camaroeiro
Avenida Artur Costa Filho – Centro