terça-feira, 7 de agosto de 2012

Planetas extra-solares gigantes e super-terras é tema de palestra na USP de São Carlos


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO USP SÃO CARLOS
Planetas extra-solares gigantes e super-terras é o tema da palestra que será apresentada na terça-feira, dia 14, às 19 horas, pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, como parte do programa Ciência às 19 horas.

O palestrante será o professor Sylvio Ferraz de Mello, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Conhecemos hoje mais do que 700 planetas em órbita ao redor de estrelas próximas. A maioria desses planetas são gigantes, bem maiores do que Júpiter. Alguns deles, entretanto, são apenas pouco maiores do que a Terra. A saga das descobertas de outros mundos teve início no século XX, com as primeiras buscas (infrutíferas) de pequenos movimentos das estrelas no céu, que pudessem revelar a presença de um planeta ao seu redor, e prosseguiu com enorme sucesso a partir da década de 1990 com medidas cada vez mais precisas das velocidades radiais das estrelas (efeito Doppler). 

Hoje, podem-se medir variações na velocidade com que uma estrela se afasta ou se aproxima da Terra com uma precisão inferior a 1 m/s ( 3.6 km/h). A essas observações vieram se juntar observações de variação do brilho das estrelas capazes de revelar a passagem de um planeta pela sua frente. Foi desta forma que os telescópios espaciais CoRoT e Kepler descobriram as primeiras super-terras, planetas rochosos com grandes núcleos metálicos, maiores de que a Terra, mas bem menores que os gigantes análogos a Jupiter que predominam entre os planetas até agora descobertos.

Mais recentemente, os maiores telescópios instalados em vários pontos da Terra têm permitido obter imagens diretas de alguns grandes planetas perto de estrelas próximas, em geral muito jovens, mostrando os confins de sistemas planetários maiores do que o Sistema Solar, alguns dos quais ainda envoltos no disco de poeira que lhes deu origem.

Ciência às 19 horas

O programa gratuito é coordenado pelo professor Luiz Agostinho Ferreira e tem como objetivo aproximar a comunidade do meio acadêmico, abordando temas científicos em uma linguagem acessível.

O evento será realizado no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC), que fica no Campus 1, Av. Trabalhador são-carlense, 400.