sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Os países mais ecológicos do ano

Agora é possível saber a classificação de todos os países na corrida da sustentabilidade. 
 
Duas das principais universidades nos Estados Unidos, Yale e Columbia, desenvolveram uma ferramenta que permite medir os índices ecológicos de cada nação: o Environmental Performance Index. Os três primeiros lugares foram ocupados por países europeus. A primeira colocada foi a Suíça, seguida da Letônia e depois da Noruega. O Brasil está em 30º no ranking.
Para estabelecer as posições, foram definidos 22 indicadores que mostram os níveis de poluição do passado e do presente, os esforços de gestão ambiental do governo e da população, as contribuições do país para a proteção dos bens comuns globais, a capacidade da sociedade para melhorar o desempenho ambiental, entre outros. Os indicadores foram distribuídos por 10 categorias e essas, por sua vez, classificadas em dois aspectos: aqueles relativos à saúde humana e ao meio ambiente e aqueles que promovem vitalidade do ecossistema e boa gestão dos recursos naturais.


A Suíça recebeu a pontuação máxima em qualidade de ar e da água para a saúde da população. Já a Letônia tem o melhor índice da categoria chamada Carga da Doença Ambiental, que analisa como e quantas doenças são prevenidas graças à manutenção de condições saudáveis do meio ambiente. A Noruega recebeu nota máxima em todas as categorias referentes à saúde ambiental, mas não levou a primeira posição devido às notas muito baixas na vitalidade do ecossistema para agricultura e pesca. O Brasil teve notas altas em energias renováveis, preservação de biodiversidade e habitats e gestão das alterações climáticas.
Confira os 30 primeiros colocados:
1. Suíça

2. Letônia

3. Noruega
4. Luxemburgo
5. Costa Rica
6. França
7. Áustria
8. Itália
9. Reino Unido
10. Suécia
11. Alemanha
12. Eslováquia
13. Islândia
14. Nova Zelândia
15. Albânia
16. Holanda
17. Lituânia
18. República Checa
19. Finlândia
20. Croácia
21. Dinamarca
22. Polônia
23. Japão
24. Bélgica
25. Malásia
26. Brunei
27. Colômbia
28. Eslovênia
29. Taiwan
30. Brasil

* matéria da Revista Ecoenergia