sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Cine Observatório da USP em São Carlos apresenta "As Maravilhas do Sistema Solar"



Assessoria de Comunicação USP campus São Carlos
O Cine Observatório deste domingo, dia 19, exibirá o primeiro episódio do documentário As maravilhas do Sistema Solar: o Império do Sol (episódio 1).

O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos, com apoio cultural da Vídeo 21 e será realizado às 20 horas.

A iniciativa é mais uma opção para os visitantes do Observatório Dietrich Schiel, que além da observação do céu, podem contar com a exibição de filmes, documentários ou animações que fazem alguma referência ao céu ou a conteúdos astronômicos.


Sinopse do episódio

Neste primeiro episódio, o físico Brian Cox explora a maior potência do Sistema Solar, o Sol. Na Índia, ele presencia um eclipse solar total, mas o calor e a luz não são as únicas manifestações do Sol no Sistema Solar. Na Noruega, Brian assiste à batalha entre o vento solar e a Terra. Estabelece contato com a Voyager, uma sonda que continua se afastando da Terra desde o seu lançamento há mais de 30 anos. Nos Andes Chilenos, ele observa as estrelas e explica como será o fim do Sol. Duração: aproximadamente 60 minutos. Classificação indicativa: Livre.

A exibição acontece no anfiteatro do Observatório, que fica no Campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.