terça-feira, 7 de agosto de 2012

Incentivadores da cultura açoriana recebem troféu da UFSC


notícias da UFSC
Cerimônia no dia 16 de agosto, em São Francisco do Sul, abre os preparativos para o lançamento da 19ª Festa da Cultura Açoriana em Santa Catarina, a maior do gênero no País
 O Centro Histórico de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, será o cenário para a realização da maior festa açoriana do país, o AÇOR, que já caminha para a 19ª edição. Promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de São Francisco, a festa vai mobilizar toda a comunidade de base açoriana do Estado do dia 31 de agosto até 2 de setembro. Os preparativos, contudo, já começam no dia 16 de agosto, com a entrega do Troféu Açorianidade 2012 e o lançamento da 19ª Açor.

 Às 19h30min, no Clube 24 de Janeiro, na Rua Babitonga, em uma cerimônia cultural e gastronômica, os agraciados serão homenageados por seu esforço e atuação em prol do desenvolvimento da pesquisa, preservação e divulgação da cultura açoriana em Santa Catarina, explica Joi Cletison, coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Secretaria de Cultura da UFSC. O NEA é responsável pela realização do evento em conjunto com a Fundação Cultural Ilha de São Francisco e com apoio do Governo do Açores e Secretaria Estadual de Turismo (Santur).
Criada em 1996, a distinção reverencia todos os anos 10 personalidades, cada uma com um troféu alusivo ao nome de uma Ilha do Arquipélago Açoriano: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores. O último troféu leva o nome da Ilha de Santa Catarina, chamada carinhosamente de 10ª Ilha Açoriana. Os nomes dos homenageados são indicados e aprovados por votação pelo Conselho Deliberativo do NEA, integrado por 58 instituições (prefeituras, universidades e fundações culturais) com sede no litoral de Santa Catarina que têm a preocupação de preservar os traços da cultura açoriana. Há dois anos, mais duas condecorações são conferidas, o 11º “Troféu Açorianidade Especial” e O 12º troféu, entregue, como de costume, ao município sede da Festa Açoriana. Eleito por concurso público, o design da estátua é de criação do artista plástico João Aurino Dias (Dão).
Estandes, gastronomia, exposições fotográficas, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros, fazem do Açor a maior e mais diversificada festa da cultura açoriana no País. Com entrada gratuita e aberta ao público, a festa tem o objetivo de mostrar o que há de mais autêntico e original de cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade. Sob um grande pavilhão com estandes culturais, 30 municípios e instituições do litoral de Santa Catarina vão apresentar e comercializar o seu artesanato de referência regional açoriana. Centenas de artesãos vão produzir e comercializar suas peças em frente ao público, prevê o coordenador do evento, Joi Cletison.
Nos três dias de festa serão mais de 45 apresentações folclóricas e três shows musicais no encerramento das noites dos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro. No dia 1º de setembro, às 10h, na Baia da Babitonga, na altura do Centro Histórico, ocorrerá o esperado Desfile Folclórico dos Grupos participantes da festa. No Domingo dia 2 de setembro, às 9h30min, na Igreja Santo Antonio, os participantes celebram a Missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, com a participação de seis cantorias e 15 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Nos três dias uma praça de alimentação oferecerá ao público a oportunidade de saborear os quitutes e pratos típicos da culinária do litoral catarinense enquanto assiste às apresentações folclóricas e aos shows das bandas.
Levada pelo NEA ao VI Congresso Internacional das Festas do Espírito Santo, ocorrido em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, nos Açores, em junho deste ano, a Festa Açoriana é consagrada por ajudar a perpetuar práticas açorianas ameaçadas de extinção no litoral catarinense. Reconhecido pelo impulso que deu à retomada de grupos de culto ao Divino Espírito Santo, o evento é promovido todos os anos em um lugar diferente. As cidades de Itajaí, Imarui, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Palhoça e Sombrio já foram sede da Festa Açoriana.
Contemplados com o Troféu Açorianidade
 Troféu Açorianidade 2012 – Ilha Terceira: Grupo Folclórico Mastro de São Sebastião de Ipapocoroy – Penha
Troféu Açorianidade 2012 – Ilha do Pico: Veículo de Comunicação Rádio CBN Diário
Troféu Açorianidade 2012 – Ilha do Faial Administração Municipal Prefeitura Municipal de Palhoça
Troféu Açorianidade 2012 – Ilha São Jorge Personalidade Clair Hans Fermiano
Troféu Açorianidade 2012 – Ilha São Miguel Instituição de Ensino Superior ou Cultural
Associação Ecomuseu do Ribeirão da Ilha – Florianópolis
Troféu Açorianidade 2012 – Ilha Graciosa Pesquisador Andréia Oliveira – São Francisco do Sul
Troféu Açorianidade 2012 – Ilha das Flores Artista Plástico  Elias Andrade – Florianópolis
Troféu Açorianidade 2012 – Ilha do Corvo Artesão Newton Souza – São José
Troféu Açorianidade 2012 – Ilha de Santa Catarina Escola de Ensino Fundamental ou Médio – Escola Báscia Professora Judith Duarte de Oliveira – Itajaí
Troféu Açorianidade 2012 – Especial – Jussara Bayer – Florianópolis
Troféu Açorianidade 2012 – 19º AÇOR – 19 ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina
Fonte: Raquel Wandelli/Jornalista da Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult)