sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FAO pede ação imediata para melhorar saúde da população mundial


Enquanto quase 1 bilhão no mundo passam fome, 1,5 bilhão de pessoas estão acima do peso ou obesas; em livro, agência defende mudança no paradigma da produção agrícola
Foto: FAO

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York
























A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está aconselhando ação imediata para promover dietas mais sustentáveis e melhorar a saúde da população.
O alerta está no livro "Dietas Sustentáveis e Biodiversidade"que acaba de ser lançado pela agência. Segundo a FAO, quase 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo, enquanto 1,5 bilhão estão acima do peso ou obesas.

Falta de Vitaminas
Além disso, 2 bilhões de pessoas no planeta sofrem com a falta de nutrientes, como vitamina A, ferro ou com deficiência de iodo. O livro também nota que dietas pobres contribuem para o aumento de doenças cardiovasculares e casos de diabetes.
Segundo a FAO, com agricultura de alto nível industrial e transportes de longa distância, carboidratos refinados e gorduras ficaram mais acessíveis. Com isso, as dietas se tornaram mais simples e calóricas, baseadas em alimentos com poucos nutrientes.
Qualidade
A publicação afirma que milho, trigo e arroz fornecem 60% da energia das dietas em nível global. Mas em economias em desenvolvimento, um grande número de pessoas está abandonando alimentos tradicionais a favor de refeições ricas em carnes, laticínios, gorduras e açúcar.
A FAO diz ser urgente uma mudança no paradigma da produção agrícola, como a utilização de plantas e espécies animais negligenciadas, para que exista maior qualidade nutricional e dietas mais sustentáveis.
Para a agência, deve ser feito um esforço para garantir que toda a população tenha acesso não apenas à comida, mas à nutrição adequada.