sexta-feira, 31 de agosto de 2012

EVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS É TEMA DE EXPOSIÇÃO NO MUSEU MÁRIO TOLENTINO EM SÃO CARLOS


Prefeitura Municipal de São Carlos

O Museu da Ciência “Profº Mário Tolentino” recebe uma exposição que retrata a evolução das ferramentas utilizadas pelo homem, da caça aos trabalhos manuais e industriais. Aproximadamente 500 peças, a maioria delas pertencentes ao pesquisador da Embrapa, Luiz Alberto Colnado, fazem parte da exposição, que recebeu na abertura, ocorrida na tarde de terça-feira (28), os alunos do 5º ano da Emeb Carmine Botta, localizada no Boa Vista.

A secretária de Educação, Lourdes Moraes e o coordenador do Museu, Paulo Roberto Milanez, recepcionaram o colecionador, que explicou a evolução das ferramentas utilizadas, da era da Pedra Lascada até o ano de 1.850 do século 19.


O acervo pessoal do pesquisador conta com 2 mil peças, que foram adquiridas em ferros-velhos e em países como Uruguai e Argentina ao longo de 20 anos. “A minha área de atuação é a instrumentação e a análise química. A partir daí tive o interesse em pesquisar e colecionar ferramentas”, relata.

Segundo Colnado, as ferramentas simbolizam a evolução da humanidade. O pesquisador destaca a importância da participação dos jovens. Para ele, a exposição ajuda o estudante a entender que “o domínio primitivo da fabricação de ferramentas contribuiu para o desenvolvimento das técnicas que são utilizadas até hoje pelo homem”.

Aluna da Carmine Botta, Ana Paula Camargo Silva, gostou da exposição. “Tem ferramenta que a gente nem sabia da sua existência. É muito legal”, comentou.

A exposição conta com materiais cedidos pela Embrapa e pelo CDCC (Centro de Divulgação Científica e Cultural) da USP. “A exposição irá receber estudantes e interessados pelo tema até outubro. Numa segunda etapa vamos receber as ferramentas que foram desenvolvidas a partir de 1.850 até os dias atuais”, confirma o coordenador do Museu, Paulo Roberto Milanez.

Lourdes Moraes agradeceu o pesquisador por disponibilizar a coleção para a exposição, o que segundo ela, “estimula o jovem a interagir com os colegas, conhecendo a própria história”.
Serviço – O Museu da Ciência “Profº Mário Tolentino” fica na Praça Coronel Salles. A exposição pode ser visitada de terça e sexta-feira, das 8h às 21h30. As quartas e quintas-feiras, das 8h às 17h30 e aos sábados, das 12h às 17h.
Foto: Fábio Taconelli/PMSC