quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Agência Nacional de Águas e Governo de Pernambuco assinam acordo para melhorar abastecimento em escolas


chamada
Mais de 6,6 mil estudantes de 29 escolas de 15 municípios do Semiárido serão beneficiados no primeiro momento. Araripina, Arcoverde e Cabrobó estão na lista.
da ANA 
A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria da Criança e da Juventude do Estado de Pernambuco (SCJ) assinaram um acordo de cooperação técnica para melhorar as condições das escolas pernambucanas no que diz respeito à segurança do abastecimento de água em quantidade e qualidade, oferecendo condições sanitárias para manutenção da saúde e bem-estar dos alunos e professores. Mais de 6,6 mil estudantes de 29 escolas de 15 municípios serão beneficiados, entre eles: Araripina, Arcoverde, Cabrobó e Manari (município com menor IDH do Brasil). O acordo foi publicado no Diário Oficial da União de 22 de agosto.

Com duração até 31 de dezembro de 2015, que pode ser prorrogada, a parceria vai propor alternativas para a implantação ou recuperação de sistemas de abastecimento de água nas escolas que necessitarem de obras em todo o Estado. Outro objetivo do acordo é proporcionar a Pernambuco condições técnicas para instalação de banheiros integrados às demais instalações e com cozinhas dentro dos padrões adequados de higiene e funcionalidade. Além disso, serão estudadas alternativas para coleta adequada e afastamento do esgoto das instituições públicas de ensino.

As escolas selecionadas têm mais de 100 alunos matriculados, estão localizadas em zonas urbanas e rurais do Semiárido de Pernambuco e têm uma situação passível de intervenção quanto ao abastecimento de água, cozinha e banheiro. Entre as intervenções previstas estão: a reforma e adequação de banheiros, cozinhas, refeitórios; a instalação de reservatórios de abastecimento de água; sistema de interligação e abastecimento interno de água; a instalação de dessalinizadores, adutoras, entre outras formas de intervenções dependendo de cada caso.

À ANA cabe apontar opções técnicas que possibilitem o abastecimento satisfatório de água em quantidade e qualidade das escolas públicas pernambucanas com base no relatório consolidado do georreferenciamento e das informações levantadas “in loco”. Por parte da SCJ, cabe garantir a implementação dos serviços de infraestrutura que dizem respeito à cozinha e banheiros integrados às instalações escolares para universalização do abastecimento de água nas escolas da rede de ensino público pernambucana.

O acordo faz parte da Estratégia Qualidade de Vida, estabelecida pelo Estado de Pernambuco, da qual faz parte a ação Toda Escola com Água de Qualidade, Banheiro e Cozinha. O objetivo da iniciativa é promover a melhora das condições físicas de instalação de funcionamento de banheiro, cozinha e de abastecimento de água das escolas públicas estaduais e municipais situadas no Semiárido, que abrange parte de todos os estados do Nordeste (exceto o Maranhão) e o norte de Minas Gerais. Em Pernambuco, a ação engloba prioritariamente os 145 municípios que formam o Semiárido expandido do Estado.
Texto:Ascom/ANA
Foto: Eraldo Peres/Banco de Imagens ANA