quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tarde com a Ciência,dia 08 de julho - ATIVIDADE GRATUITA

Tarde com a ciência dia 08 de julho na Casa da Ciência UFRJ

Muitos pescadores preferem pescar na praia em horário noturno, mas como os peixes enxergam a isca no escuro? É verdade que os mosquitos que transmitem a dengue preferem picar quem têm a temperatura corporal mais elevada? Como será que a luz transporta informações que nos chegam pela TV? Essas e outras indagações serão respondidas nas oficinas de física e microbiologia que acontecem dia 8 de julho, domingo, a partir das 15h, na Casa da Ciência da UFRJ. Elas fazem parte das atividades paralelas à exposição Ciência Hoje 30 Anos.

Os responsáveis pelo “Fuzuê da Microbiologia” são os professores Maulori Cabral e Isabel Liberto do Instituto de Microbiologia e Rosilene Palasson da Escola de Enfermagem da UFRJ, e pelos experimentos de física é o professor André Massaferri, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
A partir das 15 horas, você poderá participar de vários experimentos e conversas com esses especialistas. Vai poder assistir a cenas de reprodução “explícita”, pois será possível observar na tela como se dá a duplicação de bactérias, registrada ao vivo, por microscópio.
As bactérias, explica Maulori, estão presentes no dia a dia de nossa alimentação. Eles também apresentarão um dos fenômenos biológicos mais importantes para a preservação da vida marinha no planeta Terra: a bioluminescência e o que ela tem a ver com a pesca noturna. Se você quer se livrar dos Aedes aegypti, transmissores da dengue,terá a oportunidade de aprender a fabricar a “mosquitérica”, uma armadilha letal para mosquitos. Vídeos e uma peça de teatro também ilustrarão formas de controle da dengue.


No campo da Física, muitas outras atrações. O professor André Massaferri apresentará três experiências relacionadas à supercondutividade, à alta tensão e ao laser.  A pastilha que “levita” revela a dinâmica da supercondutividade, princípio físico ligado ao eletromagnetismo, técnica que vem sendo estudada para projetos de trens de alta velocidade. Em outra bancada, conheceremos o gerador de carga eletrostática Van der Graff, capaz de acumular grandes quantidade de carga elétrica, permitirá inclusive a produção de raios. O aparelho pode te deixar, literalmente, de cabelos em pé.  Experiências com laser permitirão medir a velocidade do objeto mais veloz da natureza, a luz. Através de conceitos simples poderemos compreender como a informação pode ser conduzida por longas distâncias, em tempo real, através dessa “estrada” luminosa.
 Tarde com a Ciência é imperdível e acontece na Casa da Ciência da UFRJ, Rua Lauro Müller, 3, Botafogo. A entrada é franca.
 SERVIÇO:
Evento: Tarde com a Ciência
Data: 8 de julho - domingo
Horário: 15h
Local: Casa da Ciência da UFRJ – Rua Lauro Müller, 3 - Botafogo
Entrada: Gratuita, a todos os interessados
Outras informações: http://www.cadadaciencia.ufrj.br
Assessoria de Comunicação da Casa da Ciência