sexta-feira, 13 de julho de 2012

Projeto Praça Sustentável alia educação e preservação


Iniciativa é coordenada pelo Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu

Representantes da Prefeitura Municipal, do Rotary Club e alunos do curso de Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, Câmpus de Botucatu, participaram na manhã do dia 4 de julho da apresentação do projeto “Praça Sustentável”, idealizado pelo professor Valdemir Rodrigues, do Departamento de Recurso Naturais da FCA.
Localizada na Avenida Universitária, no Jardim Paraíso II, a Praça conta com uma grande variedade de plantas e elementos que possibilitam uma discussão plena sobre os assuntos relacionados à sustentabilidade. Para o professor Rodrigues, o espaço pode ser utilizado para o ensino de educação ambiental à crianças e jovens.
“A ‘Praça Sustentável’ foi idealizada principalmente para a prática da educação ambiental descentralizada, na qual todos podem participar”.

Durante a visita, o professor Rodrigues apresentou a todos as alternativas sustentáveis que compõe a praça, como os postes de energia solar e a calçada verde onde a grama cobre um caminho de pedras com objetivo de drenar a água das chuvas e assim reabastecer os lençóis freáticos. Outros pontos de interesse na praça são o relógio de sol e a trilha sensitiva, mais voltada para as crianças. Nela, através das plantas e de tipo de piso, são estimulados os sentidos do tato, do olfato e também da visão. “Em breve, iremos disponibilizar um folder para orientar os educadores e apresentar todos os recursos presentes na praça”.
Presente ao evento, o professor Edivaldo Velini, diretor da FCA, falou sobre a importância de projetos como esse. “É uma iniciativa que traz benefícios à comunidade, em função da transferência de conhecimento, mas também beneficia a universidade, pelo fato de internalizar demandas da sociedade”.
O projeto “Praça Sustentável” passa agora para uma segunda fase, em que a parceria com a Prefeitura de Botucatu é fundamental para a conclusão das obras estruturais. “O projeto tem todo o apoio da Secretaria Meio Ambiente e da Prefeitura e esperamos consolidar todas as obras necessárias para que tenhamos um modelo de ‘Praça Sustentável’ que futuramente possa servir de exemplo para todo o município”, afirmou Almiro Cassiano Filho, representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Sergio Santa Rosa, Assessoria de Comunicação e Imprensa da FCA/Botucatu/UNESP