quarta-feira, 25 de julho de 2012

Projeto leva serviços por meio de ônibus a jovens carentes de Manaus


do Pró-Menino
Lançado no último dia 29 de junho, o Busão da Juventude tem como objetivo levar cursos, oficinas, palestras e conversas, por meio de três ônibus, a jovens que residem em áreas carentes de Manaus (AM). O projeto criado pela Secretaria Municipal de Juventude (Semje) é inspirado na Carreta da Mulher, também criada pela Prefeitura de Manaus, e que consiste em unidades móveis de saúde, que levam serviços de assistência a mulheres que moram em lugares de difícil acesso da capital do Amazonas.
A primeira parada do Busão foi no conjunto Amazonino Mendes, no bairro Novo Aleixo, na Zona Norte, e ela ocorreu duas vezes: no dia 29 de junho e 13 de julho.
Ivan Brito, titular da Secretaria Municipal de Juventude, explica que nas ocasiões foram realizadas palestras voltadas para o combate as drogas e a sexualidade, juntamente com outras atividades e oficinas sobre esses e outros assuntos.
Além disso, também foi feito cadastro para busca de empregos no Sistema Nacional de Empregos (Sine) Manaus.


Segundo ele, "a visita foi recebida pelos jovens de maneira positiva”, e grande parte da boa aceitação do projeto está ligada ao levantamento que é feito uma semana antes da chegada do Busão da Juventude ao local escolhido. Antes dos ônibus chegarem ao local, há um encontro com as principais lideranças jovens locais, para que se tenha um posicionamento sobre as necessidades da região, e para que sejam desenvolvidas atividades voltadas para as fraquezas desse lugar.
"Os jovens estavam ansiosos por um projeto que espelhasse a juventude local, eles estão se identificando bastante, pois em cada comunidade, há uma demanda diferente. Esse é um projeto feito com e para a juventude. Nós estamos levando sonhos esperanças e oportunidades”, afirma Ivan.
Segundo ele, está previsto que, em todas as paradas, o Busão chegue em uma quinta-feira e retorne no sábado, porém se a demanda local for muito grande, esses dias serão estendidos.
Antes do término do mandato da gestão atual, a ideia é que sejam feitas cerca de 20 paradas. No entanto, devido ao fato de esse ano ser de eleições municipais, Ivan não sabe se o projeto irá continuar, mas afirma que "deixará tudo organizado” para que isso seja possível.
A próxima parada do Busão da Juventude será na zona leste da cidade de Manaus, no bairro Jorge Teixeira, nos dias 27 e 28 de julho. Durante o período em que o Busão da Juventude estiver no local, ocorrerá a sexta edição do Fest, evento organizado pela Igreja Católica.
"Nós vamos para uma região onde há, aproximadamente, 200.000 mil jovens concentrados. Há um alto índice de criminalidade, prostituição e tráfico de drogas. Nós levaremos toda a nossa bagagem para atender a juventude, queremos agregar valores juntamente com o Festival”, finaliza Ivan.
fonte- Adital