quarta-feira, 4 de julho de 2012

Piracicaba vai implantar ciclofaixas permanentes

Autor: CCS // Fotos: Adilson F. Cardoso
A Secretaria de Trânsito e Transportes começa a implantar no mês de julho, ciclofaixas permanentes em diversas vias da cidade. Estas ciclofaixas estarão disponíveis aos ciclistas todos os dias, diferentemente daquelas implantadas e já em operação em São Paulo, Campinas e outras cidades,  utilizadas aos domingos e feriados para lazer. Elas têm características temporárias.

A iniciativa visa, além de atender às solicitações da população, proporcionar ao trabalhador um deslocamento seguro, econômico e saudável, utilizando rotas com pouca interferência no tráfego de veículos e de estacionamento ao longo das vias. Naturalmente, as ciclovias também poderão ser utilizadas para lazer, já que estarão em áreas de interesse turístico e gastronômico, como a orla do Rio Piracicaba.

Após a implantação, a movimentação nas ciclofaixas será monitorada para aferir o interesse de uso, e dependendo disso, saber se devem ser estendidas ou suprimidas.

A 1ª ciclofaixa será instalada na Avenida Paulista, Nova Piracicaba. Terá início na Avenida Cruzeiro do Sul, seguindo até cruzar com a Avenida Armando Cezare Dedini, contornando a Rua Joana D’Arc e retornando. Sua extensão aproximada será de 2.890 m, com um custo em torno de R$23 mil.

As outras avenidas que receberão esta alternativa de transporte são a Pio Sbrissa com 1.320 m; Abel Pereira, com 1.960 m; Jaime Pereira (entre a Rui Teixeira Mendes e Dr. Paulo de Moraes) com 1.114 m e Alidor Pecorari com 933 m. Posteriormente será estudada a possibilidade de prolongamento da ciclofaixa pela Avenida Beira Rio, entre Alidor Pecorari e Rua Luiz de Queiróz.
Estima-se que todo esse complexo de ciclofaixas permanentes tenha um custo de R$85 mil e esteja totalmente implantado até setembro.

Há um trecho de 830 m já implantado na Avenida Rui Teixeira Mendes, em frente ao Carrefour e condomínio Terras de Piracicaba e outro na Avenida Cruzeiro do Sul com 2.870 m de extensão, ambos já em operação e com características de lazer. Este último trecho permitirá a integração com a ciclo faixa da Avenida Paulista.
com informações da Prefeitura de Piracicaba