quarta-feira, 11 de julho de 2012

Parque Estadual da Serra do Mar recebe 4ª Rota Gastronômica


O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba – recebe no próximo sábado (14/07/2012), das 8h às 17h, a 4ª Rota Gastronômica do Cambuci. O objetivo é incentivar o consumo do fruto com base no desenvolvimento socioambiental, econômico, sustentável e na promoção cultural. O evento é aberto ao público que poderá comprar produtos feitos com cambuci dos expositores.

Além das tradicionais cachaças, também estarão à venda sorvetes, geleias, cupcakes, doces e salgados, além de cosméticos como xampus, condicionadores, sabonetes e cremes.  
No Parque Estadual, os visitantes conhecerão o trabalho desenvolvido por produtores de Paraibuna, Salesópolis, Mogi das Cruzes e Caraguá.
As outras atrações do evento são o artesanato local e a moda de viola, promovidos pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguá).  
A rota já percorreu os municípios paulistas de Rio Grande da Serra, Paraibuna, Salesópolis e Mogi das Cruzes, além de Paranapiacaba, distrito de Santo André. O encerramento será no bairro do Cambuci, em São Paulo, nos dias 4 e 5 de agosto (sábado e domingo). 

O cambuci

O cambuci é nativo da Mata Atlântica e era apreciado pelos índios desde a época pré-colombiana. Devido ao formato de panelas de cerâmica usadas pelos nativos, ganhou o nome de cambuci que significa “vaso” ou “pote”.
Conhecido desde o século 16, o atual distrito do Cambuci, em São Paulo, era um ponto de parada dos tropeiros. A partir de 1850, desenvolveram-se um pequeno comércio, chácaras, sítios e fazendas ao redor da comunidade.    

O vilarejo era localizado na entrada de São Paulo, para quem vinha pela Serra do Mar. Os tropeiros passavam pelo Córrego do Lavapés (hoje a rua dos Lavapés), onde descansavam e experimentavam a aguardente com cambuci antes de seguir viagem. 
A tradição da pinga, aliada ao grande número de cambucizeiros deu origem ao nome do bairro e aumentou a fama da aguardente nacionalmente. 

Serviço 
4ª Rota Gastronômica do Cambuci
Dia: 14 de julho (sábado)
Horário: Das 8h às 17h
Local: Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba 
Endereço: R. do Horto Florestal, 1.200 – Rio do Ouro 
Informações: (12) 3882-5999 ou guiaflorestal@hotmail.com