quinta-feira, 19 de julho de 2012

ONU celebra contribuição de Nelson Mandela em Dia Internacional


No dia do aniversário do ex-líder, organização reconhece seu serviço à humanidade; entre conquistas de Mandela estão a luta contra o HIV, a promoção dos direitos humanos e proteção das comunidades carentes.
Nelson Mandela
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*
Em todo o mundo, a contribuição de Nelson Mandela para a paz e liberdade é celebrada no dia 18 de julho, a data do seu aniversário. Madiba, como é carinhosamente chamado no seu país, nasceu há 94 anos na aldeia sul-africana de Qunu.
Na sua trajetória, fica na memória seus vários papeis, de advogado, de prisioneiro político, de pacificador e de primeiro presidente democraticamente eleito na África do Sul, disse o Secretário-Geral da ONU.
Homenagem
Ban Ki-moon felicitou Mandela, destacando sua importância como jurista e combatente pela liberdade, e realçou seus esforços pela paz, como promotor da harmonia entre os povos e mentor de políticos.
Em homenagem ao ex- líder, as Nações Unidas declararam 18 de julho, o "Dia Internacional de Nelson Mandela." A organização também aderiu ao apelo da Fundação homônima para que 67 minutos fossem dedicados à ajuda aos necessitados.
A ideia é marcar os 67 anos dedicados por Mandela ao serviço da humanidade, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura de paz e liberdade.
Serviço da humanidade
Na resolução que instituiu o Dia de Mandela, a Assembleia Geral reconhece os valores e a dedicação dados por ele ao serviço da humanidade, nas áreas de resolução de conflitos e relações raciais.
Discursando pela última vez diante do órgão em 1998, Mandela anunciou a sua retirada da vida política, e exprimiu ao mundo seus desejos para o  futuro.
Mandela disse continuar esperançoso "de que o renascimento africano se enraizará profundamente, e floresça para sempre, sem considerar a mudança das estações. Se estes votos forem traduzidos em um sonho realizável, e não em pesadelo para atormentar as almas idosas," o antigo líder disse que teria, então, "paz e tranquilidade."
Conquistas
Na lista de conquistas de Nelson Mandela estão a promoção e a proteção dos direitos humanos, a reconciliação, a igualdade de gênero, e os direitos das crianças e outros grupos vulneráveis.
O ex-presidente trabalhou igualmente em prol do empoderamento de comunidades carentes, e foi um ativista importante na luta contra o HIV.
*Apresentação: Leda Letra.