quinta-feira, 26 de julho de 2012

Museu da Ciência em São Carlos amplia horário de visitação e vai abrir aos sábados


O Museu da Ciência Profº. Mário Tolentino, inaugurado pela Prefeitura de São Carlos em 14 de abril deste ano, amplia o horário de visitação para o público e passa a abrir aos sábados.

Até semana passada o Museu abria de terça a sexta-feira das 8h às 17h30. A partir desta semana o horário será ampliado, sendo as terças e sextas-feiras das 8h às 21h30, e passa a abrir também aos sábados das 12h às 17h. As quartas e quintas-feiras o horário continua o mesmo, ou seja, das 8h às 17h30.

O objetivo desta ampliação no horário e a abertura aos sábados é possibilitar o atendimento de um número maior de visitantes, especialmente aqueles que trabalham ou estudam nos horários em que o Museu abria até então.

Desde a inauguração, em abril, o Museu da Ciência Profº. Mário Tolentino já recebeu mais de 10 mil visitantes entre alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, bem como, de pessoas que passam pela Praça Coronel Salles, onde o Museu está instalado, e entram para uma visita.

Além das escolas de São Carlos, o Museu já recebeu visitas monitoradas de escolas de outras cidades como: São Paulo; Barretos; Bebedouro; Ribeirão Preto; São José do Rio Pardo; Casa Branca; Ribeirão Bonito; São João da Boa Vista; Pirassununga; Rio Claro; Araraquara; Itanhaém e São Sebastião do Paraíso.


Qualquer pessoa pode visitar o Museu e a entrada é gratuita. A visitação conta com monitores preparados para atender ao público. O agendamento da visitas monitoradas pode ser feito pelo  telefone (16) 3307-6903.

Museu da Ciência - O Museu da Ciência de São Carlos Profº Mário Tolentino foi concebido para ser um espaço de educação e de convivência com temas de ciências, tecnologia e arte. Um espaço interativo, que tem o objetivo de desmistificar e tornar agradável a aprendizagem e o ensino de Ciências, um espaço criado para a cidade de São Carlos, para seus moradores e visitantes.
Conta com 129 experimentos de física, divididos em ótica, espelhos, fluídos, mecânica, som, geração de energia, eletromagnetismo, devendo, em breve, expandir seu acervo para outras áreas da ciência.

Ele foi montado em um espaço amplo, que permite a interatividade dos visitantes com o acervo. Conta também com um auditório de 56 lugares, para a realização de seminários, palestras e atividades culturais, uma sala de aula para ser utilizada pelo professor visitante e uma área para exposições, que trará sempre novidades para o público.

Neste momento o Museu apresenta a exposição itinerante “PaleoBrasil - Na Trilha dos Dinossauros”, numa parceria entre a Prefeitura e a UFSCar, por meio do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva, que traz como destaque o esqueleto completo de um dinossauro predador brasileiro, o Abelissauro, com 8 metros de comprimento e 3 metros de altura e também o Anhanguera, um pterossauro do Ceará com 5 metros de uma ponta a outra da asa.

Também estão presentes na exposição: fósseis de dinossauros, peixes e invertebrados que habitaram o Brasil. Várias pegadas de mamíferos e de dinossauros carnívoros e herbívoros com 140 milhões de anos, encontradas na região de Araraquara e São Carlos; o primeiro e único vestígio de urina de dinossauro encontrada no mundo e batizado como Urólito.

Foto: Assessoria de Imprensa/PMSC
informações da Prefeitura Municipal de São Carlos