sexta-feira, 27 de julho de 2012

Municípios do Estado de São Paulo recebem capacitação técnica sobre resíduos da construção civil


Evento regional debate soluções e oportunidades para o setor 

Presidente Prudente/SP

As cidades de São André e de Presidente Prudente são as próximas a sediar a capacitação regional “Resíduos da Construção Civil – Soluções e Oportunidades”, nos próximos dias 8 e 10 de agosto, respectivamente. O objetivo do encontro é incentivar a implantação da correta gestão dos resíduos da construção civil por parte dos municípios, geradores, transportadores, áreas de beneficiamento e destinação.
O encontro é fruto de um convênio entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) e o SindusconSP. A região de São José do Rio Preto sediou o segundo evento de capacitação técnica para o setor da construção civil. Nas palestras, realizadas em 12 de julho, foram mostradas experiências positivas no gerenciamento dos resíduos da construção civil.

Realizado no SENAC de São José do Rio Preto, o encontro contou com a presença, na mesa de abertura, de representantes da SMA, Agência Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), SindusconSP de São José do Rio Preto, Prefeitura de Rio Preto e do Conselho de Engenheiros do Município. Os presentes enalteceram a importância de parcerias entre o governo do estado de São Paulo e a iniciativa privada na solução dos problemas enfrentados pelo setor da construção civil.
O primeiro painel abordou as políticas públicas voltadas aos resíduos da construção civil. O arquiteto João Luiz Potenza, diretor do Centro de Projetos da SMA, destacou o andamento das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, os Termos de Compromisso de Responsabilidade Pós-Consumo e os resultados da pesquisa realizada entre a SMA e o SindusconSP. Também ressaltou as oportunidades de financiamento junto a alguns órgãos como Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP), Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e Programa Estadual de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), para a realização de ações voltadas para o gerenciamento dos resíduos da construção.
O engenheiro Milton Norio, gerente da CETESB Rio Preto, explicou como é realizado e tirou dúvidas sobre o processo de licenciamento ambiental para aterros de inertes, pontos de entrega voluntária e áreas de transbordo e triagem.
Na sequência, André Aranha, coordenador do Comitê de Meio Ambiente do SindusconSP (COMASP), divulgou os resultados da pesquisa sobre a gestão dos resíduos da construção civil realizada pelo sindicato e apresentou o manual de gestão dos resíduos.
Finalizando o painel, Cesar Augusto Passarelli, presidente do grupo gestor do município de São José do Rio Preto, mostrou algumas ações de gestão de resíduos da construção civil realizadas pela prefeitura, como o mapeamento de todos os botas-foras da cidade, e assim, a implantação de estratégias para solucionar o problema.
O segundo painel abordou as soluções e oportunidades para os agregados reciclados, resíduos de impermeabilização, resíduos do gesso e alguns exemplos de uma correta gestão dos resíduos em um canteiro de obras. Levi Torres, da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON), apresentou o panorama do mercado de recicladoras no Brasil e informou que em São José do Rio Preto existem três usinas de reciclagem para os agregados.
Em seguida, Carlos Roberto de Luca, diretor da Associação Brasileira de Drywall, apresentou as soluções de reciclagem e destinação adequada para o gesso. Conforme a Resolução CONAMA 431 de 2011, alterando o resíduo gesso de classe C para classe B.
Fechando o painel, Hilton Hugo Fabbri, diretor da Hugo Engenharia, mostrou exemplos de redução na geração de resíduos em uma obra. O secretário do Meio Ambiente de São José do Rio Preto, José Carlos de Lima Bueno, moderou o debate entre os palestrantes, encerrando assim, o evento.

do Portal da Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo