terça-feira, 10 de julho de 2012

Lixo eletrônico tem destinação correta em Sorocaba


O Núcleo de Resíduos Eletroeletrônicos recebe todo tipo de material que necessita de energia elétrica para funcionar.
 Da Redação/Agência Sorocaba
Em Sorocaba, a população pode dar um destino correto ao chamado "lixo eletrônico". Televisões, monitores e CPUs de computadores, ventiladores, ferros de passar roupa, aparelhos de ar-condicionado, aspiradores, relógios, balanças, calculadoras, telefones, máquina de costura, radiografias, pilhas e baterias que não funcionam mais. Esses são alguns exemplos de materiais que podem ser encaminhados ao Núcleo de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba. A unidade está localizada na Rua Ourinhos, 241, no Jardim Iguatemi.
Inaugurado em 2010 pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), o Núcleo de Resíduos Eletroeletrônicos visa dar uma destinação a este tipo de material, ajudando a preservar o meio ambiente. Todo produto eletroeletrônico recolhido na cidade é encaminhado à reciclagem, gerando mais oportunidades às cooperativas.

A iniciativa da Prefeitura de Sorocaba faz parte das ações do Programa Municipal de Coleta Seletiva. "Com essa iniciativa esperamos conscientizar o sorocabano e incentivar o descarte correto desse tipo de produto", destaca Fernando Oliveira, secretário de Parcerias.
De acordo com Júlio César Andrade, coordenador do Núcleo, os componentes eletroeletrônicos, como televisores e monitores, por exemplo, possuem um contaminante muito agressivo ao meio ambiente. "Os fios e cabos também têm que ser destinados de forma correta para a retirada do cobre. Isso tudo demanda de um procedimento industrial correto, onde todos os resíduos são tratados. Essa é a nossa responsabilidade", explica.
De acordo com a Separ, a unidade recebe, em média, 30 toneladas de resíduos eletroeletrônicos por mês. Os produtos mais descartados são computadores e televisores. O núcleo recebe de 100 a 150 televisores por semana.
A cooperativa beneficiada pelo Núcleo de Gerenciamento de Resíduos Eletroeletrônicos é a Reviver – parceira da Prefeitura no Programa Municipal de Coleta Seletiva. Todos os materiais e resíduos extraídos dos produtos eletroeletrônicos do Núcleo são separados e vendidos para empresas que trabalham com cada tipo de produto. Uma parte desse valor de venda é utilizada para a destinação dos resíduos tóxicos extraídos dos eletroeletrônicos.
As Casas do Cidadão e os terminais de ônibus da cidade são postos de coleta de pilhas e baterias. Para dar a destinação correta ao produto, o munícipe pode levá-los até o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos ou verificar se o caminhão da coleta seletiva passará pelo seu bairro.