sexta-feira, 27 de julho de 2012

Instituto Ilhabela Sustentável promoverá mutirão para a limpeza de manguezal



            No próximo sábado, dia 28 de julho, o projeto “Cuidando Bem do Nosso Lixo”, do Instituto Ilhabela Sustentável promoverá a ação: SOS Mangue: Mutirão para a limpeza do manguezal, ao lado das balsas, na Barra Velha. A atividade terá início às 8 horas da manhã e tem o objetivo de preservar o manguezal, evitando níveis maiores de degradação.
            A ação ocorrerá na área de manguezal ao lado da chegada das balsas e no Córrego da Água Branca, partindo da praia até o Fórum de Ilhabela e será realizada em parceria com o grupo Escoteiros do Mar, Cebio, Caiçara Turismo, esportistas praticantes de rúgbi, canoagem, stand-up paddle e cidadãos que entendem a necessidade de preservar a natureza.
Para participar basta comparecer no dia 28 de julho, a partir das 8 da manhã ao lado da chegada das balsas. É importante ir calçado, se possível com botas e levar luvas.



Manguezais são ecossistemas ricos em matéria orgânica, refúgios naturais para reprodução, alimentação e proteção de grande parte das espécies de fauna e de flora da região. Também são muito importantes, pois contribuem  para a sobrevivência de aves, répteis e mamíferos, muitos deles em risco de extinção; por sua importância, possuem legislação própria, no entanto, devido a diversos tipos de impactos sofridos, têm sua integridade e capacidade produtiva diminuída e o grande volume de lixo lançado nos manguezais é um dos principais  problemas enfrentados por estes ecossistemas.

            O projeto Cuidando Bem do Nosso Lixo tem como principal objetivo, orientar a população para a redução da quantidade de lixo gerada, a coleta, separação e destinação correta dos resíduos. A limpeza do manguezal na região da Barra Velha busca conscientizar para a preservação dos manguezais e assim evitar níveis ainda maiores de degradação.  Por meio desta ação será possível demonstrar na prática que limpezas no ecossistema não resolvem o problema da degradação ambiental proveniente do lixo, se a fonte poluidora não for neutralizada.  
com informações do Movimento Nossa Ilha Mais Bela