terça-feira, 31 de julho de 2012

Idec promove Seminário Consumo e Cidadania: os novos consumidores brasileiros e os desafios para garantir seus direitos

Inscrições até o dia 10 de agosto!
do Idec
Com o apoio do Sesc São Paulo e do Fundo de Direitos Difusos da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, o Idec, no ano em que comemora 25 anos, promove, no dia 14 de agosto, em São Paulo, o seminário: "Consumo e Cidadania:: Os novos consumidores brasileiros e os desafios para garantir seus direitos”.
O seminário é gratuito e tem como objetivo propor uma reflexão de como garantir uma relação de consumo mais ética, transparente, justa, sustentável e equilibrada no atual cenário da economia brasileira que possibilitou a inclusão de milhões de novos consumidores no mercado de consumo.
O crescimento econômico vivido pelo Brasil é uma oportunidade de garantir o acesso a bens e serviços essenciais a uma vida digna para aqueles que sempre viveram à margem da sociedade. Porém, para que esse crescimento seja sustentável, entre outras iniciativas, é imprescindível o equilíbrio nas relações de consumo mediante políticas públicas efetivas de proteção ao consumidor.


Os especialistas convidados irão discutir como podemos garantir a participação social no processo regulatório para que a regulação seja mais efetiva na proteção do consumidor, e ainda, os desafios para a Política Nacional de Proteção e Defesa dos Consumidores no Brasil.
O consumidor não pode mais ser visto apenas como um elo econômico na ponta da cadeia produtiva, mas como portador de direitos e participante ativo na formulação e aprimoramento das políticas que lhe digam respeito, de forma democrática. O equilíbrio entre os interesses do mercado e os da sociedade depende de políticas adequadas para regular as relações de consumo.

O seminário é gratuito. Vagas são limitadas.
 veja a Programação completa no site do Idec