terça-feira, 3 de julho de 2012

Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2012) bate recorde e atrai 140mil pessoas


Camila Cecílio e Thaís Romão/FICA

A 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2012) superou a expectativa de público da organização. Segundo o comandante do 6º BPM da cidade de Goiás, coronel Cláudio de Oliveira Silva, cerca de 140 mil pessoas  passaram pela Cidade de Goiás nos seis dias do evento, que começou na terça, 26 de junho, e foi encerrado nesse domingo, 1º de julho. A quantidade supera o público de todas as edições, incluindo a do ano passado, em que cerca de 100 mil pessoas passaram pelo evento.
A maior movimentação foi registrada na sexta-feira, 29, com o show de Nando Reis. Estima-se que aproximadamente 40 mil pessoas estiveram reunidas na Praça de Evento Beira Rio para conferir a atração. A estimativa de público para o show de encerramento do festival, com Caetano Veloso, foi confirmada. O baiano levou 35 mil pessoas à cidade, cantando sucessos da carreira em voz e violão. A PM estima que no sábado, 30, aproximadamente 35 mil pessoas assistiram ao show da Orquestra Imperial.
Além das atrações nacionais, artistas goianos também lotaram os palcos Beira Rio e Mercado. Nos cinco dias de festival, 22 artistas se revezaram e empolgaram o público presente. Além disso, nesta edição dois novos locais – as Praças do Coreto e do Chafariz – também serviram de palco e chamaram a atenção do público, com apresentações culturais diversificadas, como música, teatro, dança e manifestações de cultura popular. Ao todo, foram 18 apresentações no centro histórico da antiga capital de Goiás.
A programação de cinema contemplou, além das mostras, minicursos, fóruns e mesa de debate. Foram exibidos 19 filmes na Mostra Competitiva, seis na Mostra Paralela, 15 na Mostra ABD e 17 na mostra infantil Fica Animado, no total de 57 produções. Paralelos às exibições, foram realizados dois minicursos e três fóruns de cinema, além de debates após os filmes da Mostra Paralela.
As oficinas também tiveram grande participação. Em 14 delas foi necessário realizar a inscrição previamente e, nestas, participaram 260 pessoas. Além disso, outras 20 oficinas foram oferecidas por parceiros do Sebrae, com participação livre, dentro da programação do Empório Sebrae Fica.
O festival teve ainda  Laboratório Permanente de Roteiros e Encontro Regional da ABD, nove exposições – de fotografias, esculturas, objetos, etc –, três fóruns ambientais, lançamento de livro, quatro debates com cineastas, mesas de discussões temáticas e seis mesas-redondas com temas diversos.
saiba mais sobre o Festival em FICA