sexta-feira, 8 de junho de 2012

Youth Blast:Conferência de Jovens para a Rio+20


Oficial_youth_blast_Foto_JuventudesRio20
Por Gizele Martins, Douglas Baptista e Raphael Melo
A ‘Youth Blast – Conferência de Jovens para a Rio+20′, que está sendo realizada no Centro de Convenções Sul América, Rio de Janeiro, já começou e reúne neste feriadão mais de 2 mil jovens de diversos países do mundo. O objetivo é discutir temas que envolvem os direitos básicos relacionados ao desenvolvimento sustentável e levar as devidas propostas para a Rio+20 que será realizada nos próximos dias 21, 22 e 23, também no Rio.
Outros temas que envolvem a juventude também é pauta do encontro. Renda, desemprego, educação, segurança, pobreza, entre outros. Para a Secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo, não se pode discutir o tema do meio ambiente sustentável sem discutir, por exemplo, o tema da erradicação da pobreza. “É preciso políticas públicas para acabar com a extrema pobreza e esta é a grande missão do governo brasileiro. Acreditamos que a Rio+20 tenha isto como pauta, e a juventude tem que estar no centro destas políticas”, falou.
Ainda na mesa de abertura, a presidente do Conselho de Juventude brasileira, Angela Guimarães, afirma que o país está vivendo um momento propício à atuação de jovens brasileiros que tem se engajado com o tema do meio ambiente. “Há uma crise de epidemias, de desastres ambientais, de fome, e estes são desafios que a juventude deve debater. A violência também é um outro tema que deve ser debatido, este é um problema não só do negro favelado e sim de todos nós brasileiros, devemos pensar no diálogo nacional em prol de políticas públicas”, disse Angela.
Todo o evento vai até o dia 12 deste mês.
Acompanhe o que rolou na abertura oficial da Youth Blast, no programa de rádio produzido pelos jovens da Bem TV, que participam, junto com a Viração e outras organizações e coletivos, da cobertura jovem colaborativa.
Fique por dentro de tudo que rola nos eventos de juventude durante a Rio+20:
Facebook
 Twitter
@JuventudeRio20
Site