terça-feira, 19 de junho de 2012

Triste realidade: a caça de mamíferos silvestres


Ibama alerta sobre caça a primatas no 
Amazonas
O Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama do Amazonas (Cetas) e o Centro de Triagem de Animais Silvestres Sauim Castanheiras, da prefeitura de Manaus estão promovendo campanhas para destinar primatas resgatados no Amazonas. Nos últimos dois anos foram registradas entradas de 47 primatas no Cetas. O centro Sauim Castanheiras, também registrou o aumento de entrada desses mamíferos. Entre as espécies recebidas está o macaco guariba vermelho (Allouata seniculus), também conhecido em outras regiões do país como bugio, gritador, uivador ou barbado.
Os dois centros de triagem estão promovendo campanhas para destinar os animais. Atualmente, estão à procura de locais para destinação de cinco indivíduos guariba vermelho, sendo uma fêmea filhote e quatro machos; dos quais dois são filhotes. Um dos macacos adultos está há dois anos sob os cuidados de profissionais do zoológico do Hotel Tropical Manaus, e o outro está sob os cuidados de um mantenedor de fauna silvestre. Os demais estão alojados no Cetas municipal.

A história desses animais revela uma triste realidade: a caça de mamíferos silvestres, que tem os primatas como um dos principais alvos. Os relatos indicam que eles teriam sido resgatados em localidades e municípios próximos a Manaus, após suas mães terem sido abatidas por caçadores. A caça aos primatas adultos muitas vezes resulta em filhotes órfãos, que frequentemente são encaminhados para órgão de meio ambiente ou acabam sendo criados ilegalmente em residências.
Enquanto filhotes, os primatas são de fácil manejo, mas quando atingem a maturidade geralmente se tornam mais ágeis, perdem a docilidade da fase infantil e passam a apresentar um comportamento naturalmente mais agressivo. É nesse estágio que muitas pessoas desistem de mantê-los e os entregam às instituições.
Muitas pessoas caçam ou adquirirem e mantêm animais silvestres de forma ilegal. De acordo com o Artigo 29 da Lei 9.605/1998, essas práticas são consideradas crimes ambientais, e estão sujeitas a sanções administrativas e penais. Para os primatas a multa é de R$5 mil por indivíduo caçado ou capturado ilegalmente. É importante ressaltar que a manutenção de animais em cativeiro, na maioria das vezes, resulta na impossibilidade de seu retorno à natureza.
Ibama/AM
Foto: Ibama