segunda-feira, 11 de junho de 2012

Seminário Natureza, cultura e representações



Clique na foto para ampliar
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), promove hoje, dia 11 de junho, das 10 às 19 horas, o seminário “Natureza, Cultura e Representações”. O evento é integrado à agenda do Ministério da Cultura para a Rio+20 e conta com a participação de pesquisadores e especialistas nos temas em debate, além da presença da Ministra de Estado da Cultura, Ana de Hollanda. O seminário acontece no auditório da FCRB e tem entrada franca.
Ementa: Seminário multidisciplinar dedicado ao debate da paisagem como resultado da relação homem x natureza, e seus diversos processos: simbólico, estético, sensorial, social e de memória. Em pauta: a cidade do Rio de Janeiro. A antiga capital, que foi comparada por diversos viajantes, pela beleza de seu sítio geográfico, a Nápoles e Istambul, teve também seu cenário descrito e reproduzido pelos estrangeiros; sua estesia e seu valor paisagístico somente seriam “re-descobertos” pelos próprios habitantes a partir do séc. XX.
:: Programação:
Abertura
10h – Paisagem e o desejo (Carlos Fernando Delphim /Iphan, arquiteto paisagista)
11h – Paisagem, representação e memória (Júlio Bandeira /Ibram, historiador da arte)
12h – Paisagem e cognição ( Rualdo Menegat/UFRS, geólogo)
Mediação: Ana Pessoa /FCRB


15h – Paisagem e cidade (Carlos Lessa, economista)
16h – Candidatura de Paraty a Patrimônio Mundial pela UNESCO (Isabelle Cury / Iphan, arquiteta, coordenadora da candidatura)
17h – Candidatura do Rio de Janeiro a paisagem mundial da UNESCO (Maria Cristina Lodi / Iphan, arquiteta, coordenadora da candidatura)
Mediação: José Galvão / Iphan
18h – Encerramento, com a presença da Ministra de Estado da Cultura Ana de Hollanda