segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio+20:Governo do Amazonas fecha parceria em educação ambiental com Jean-Michel Cousteau


nadia-costeau
O Governo do Amazonas deu mais um passo importante nesta quinta-feira, dia 21, para o desenvolvimento do Estado no sentido de incluir as pessoas no processo das políticas ambientais aplicadas. Ao final da cerimônia de entrega do Pacto da Amazônia à ONU e à Presidência da República, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Nádia Ferreira, assinou um documento formalizando parceria com o presidente da Ocean Futures Society, Jean-Michel Cousteau, em que se comprometem a trabalhar a questão da educação ambiental na Amazônia de forma integrada.
O coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas do Amazonas (Ceclima/SDS), João Talocchi, que apresentou o evento, avaliou que a parceria é estratégica para o Estado, no sentido de ampliar o interesse das pessoas pela região.
"O Jean-Michel tem interesse em continuar o trabalho que o pai dele, Jacques Cousteau, começou na Amazônia há mais de 20 anos atrás de educação ambiental. Trazer a educação ambiental, mas com foco construído na Amazônia, para falar dos rios, peixes, árvores, relações entre os ecossistemas, pessoas e etnias que vivem na região. Os amazônidas deverão se conhecer ainda mais e proteger a região", declarou Talocchi.
Talocchi disse, ainda, que espera a adesão de todos os Estados da Amazônia no projeto. "Queremos que esse pacto também possa vir a ser assinado com todos os demais governos da região amazônica, para que a possamos realmente trabalhar questão da educação ambiental de forma integrada".
Jean-Michel Cousteau afirmou em seu discurso que "Vai ser um grande prazer trabalhar no projeto em parceria com o Governo do Amazonas", e ressaltou que "é legal saber que protegemos tudo que amamos", referindo-se a Amazônia.
Ele é filho do oceanógrafo, mergulhador e explorador francês Jacques Cousteau, pioneiro na descoberta dos recursos do fundo do mar
Nívia Rodrigues

Assessoria de Comunicação SDS
Governo do Amazonas