quinta-feira, 14 de junho de 2012

Programação científica do Amazonas chama atenção na Rio+20


Pavilhão do estande da Amazônia Brasileira tem vasta programação científica na Rio +20

A atuação e expectativa de pesquisadores que desenvolvem projetos na área de desenvolvimento sustentável é o diferencial da programação do Estado do Amazonas na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) que acontece até o dia 22/06, no Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas.

Cientistas renomados que atuam com temáticas ambientais e amazônicas, como o doutor em Ciências Agrárias e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Estevão Vicente Monteiro de Paula, o doutor em Ciências da Engenharia Ambiental e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Carlos Edwar e o doutor em Biologia de Água Doce e Pesca Interior e diretor do Inpa, Adalberto Val, estarão participando de palestras, mesas redondas que compõem a programação da Conferência Rio +20.


Segundo a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, esses pesquisadores participam de programas como os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência de Ciência e Tecnologia (Pronex), financiados pela FAP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), possibilitando ao público que irá visitar o estande Amazônia Brasileira, uma maior compreensão e conhecimento sobre a produção científica de ponta realizados por pesquisadores do Estado do Amazonas.

A participação efetiva dos Estados da Amazônia Legal na Rio+20 fortalece cada vez mais o envolvimento para a construção de uma região mais consolidada na pesquisa científica. Para a diretora-presidenta, esse é um desafio para todos os estados da região, principalmente para o Amazonas, demonstrando para o público local que essa união não é um movimento isolado, mas de um movimento fortalecido em consequência dessa união.

Segundo a diretora-presidenta, muitas vezes, os estados da região amazônica foram considerados vilões, em razão do grande desmatamento ocorrido em alguns deles. O Estado do Amazonas, na avaliação da titular da FAPEAM, traz para esse evento uma mensagem de comprometimento com o desenvolvimento sustentável. Ela considera importante e necessário criar alternativas para as populações que vivem nessa região.

“Esses guardiões que cuidam esse espaço também têm o direito a ter o acesso de serviços, de uma educação de qualidade, de bens de consumo, necessitando de uma alternativa econômica, demonstrada na força e na união dos estados da região”, declarou Maria Olívia.

Programação científica no estande Amazônia Brasileira

Na próxima segunda-feira, 18/06, às 19h, o pesquisador Estevão de Paula, proferirá a palestra “Preparando a próxima geração para o manejo florestal sustentável na Amazônia: o aproveitamento das árvores caídas naturalmente, antes das vivas em pé” e, em seguida, no horário das 20h, acontecerá a palestra “Os potenciais impactos de mudanças climáticas sobre os peixes e as pescarias da Amazônia”, a ser proferida pelo pesquisador Carlos Edwar.

Já no dia 19/06, às 20 h, o diretor do Inpa e coordenador do INCT Adapta, Adalberto Val, fará a apresentação da palestra intitulada ‘Biodiversidade’.

Sebastião Alves - Agência Fapeam