sexta-feira, 8 de junho de 2012

Guia sobre mudanças climáticas para meio milhão de agricultores

Fida espera que documento para pequenos produtores, lançado nesta sexta-feira, tenha impacto em políticas e práticas agrícolas.
Foto: World Bank/radio onu/ifad.org
O Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura, Fida, anunciou o lançamento, nesta sexta-feira, de um guia virado à adoção de práticas de agricultura inteligente nos países em desenvolvimento.
Pretende-se que a publicação intitulada "Agricultura Familiar de Clima Inteligente: Que diferenças?", possa beneficiar 500 milhões de pequenos agricultores.
Adaptação
O documento destaca mudanças necessárias nas políticas e nas práticas com vista a apoiar populações rurais na sua adaptação às mudanças ambientais.
De acordo com a agência, as alterações climáticas têm transformado o contexto físico e socioeconómico de desenvolvimento rural que aumentam "os desafios para os pequenos agricultores em todo o mundo."
O guia é lançado na sede do Fida, em Roma, há duas semanas do início da Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio +20.
Assista o vídeo Planeta Faminto 16: Relatório Especial
Rio+20
Neste episódio os pesquisadores do planeta faminto medem os níveis de carbono armazenados dentro das florestas da Tanzânia; agricultores brasileiros se voltam para a agricultura sustentável para recuperar o meio ambiente natural; refugiados Mali chegam ao campo de refugiados M'bera na Mauritânia em busca de alimento e segurança.