quinta-feira, 28 de junho de 2012

Expedição percorrerá o Rio Sorocaba a partir desta sexta-feira


A saída do grupo será da Usina Cultural "Ettore Marangoni".
Da Redação
Agência Sorocaba
Uma expedição percorrerá 250 quilômetros do Rio Sorocaba a partir das 9h desta sexta-feira (29). Serão aproximadamente 20 dias de pesquisa, num trajeto que percorrerá o manancial de Sorocaba até Laranjal Paulista, onde está localizada a sua foz. Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) acompanhará o estudo arqueológico neste primeiro dia de atividade, das 9h às 16h, num trecho que vai da Usina Cultural "Ettore Marangoni" até as proximidades da nova fábrica da Toyota. O objetivo será monitorar a qualidade da água na cidade.
Organizada pelo fotógrafo e técnico em Arqueologia Pré-Histórica, Alexandre Amaral Cinacchi, o projeto tem caráter de pesquisa e visa registrar as condições ambientais do manancial. De acordo com ele, a ideia é despertar a atenção e conscientizar a sociedade para a importância de preservar esse patrimônio cultural e ambiental, através do conhecimento e da valorização.

Durante o acompanhamento de barco, a Sema realizará um monitoramento da qualidade da água, que consiste na coleta e a análise de alguns parâmetros de acordo com a Resolução CONAMA 357 de 17/03/2005. "Com isso, poderemos verificar a situação atual do rio e das suas margens por meio de uma caracterização ambiental e, se possível, realizar a observação da fauna característica do local", explica Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da pasta.
Entre os itens a serem analisados estão o pH, condutividade, sólidos totais dissolvidos, oxigênio dissolvido e temperatura da água, levantados através de equipamentos em diferentes pontos de amostragem do Rio Sorocaba.
Conforme Cinacchi, ao final da expedição fluvial será produzido um relatório com informações coletadas durante o trabalho em campo, que contribuirá para o conhecimento e para a pesquisa, servindo de ferramenta de auxílio a outros pesquisadores e estudantes da região.