sexta-feira, 15 de junho de 2012

Especialistas brasileiros e estrangeiros discutem geração de energia elétrica no Brasil

Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios acontecerá no Rio de Janeiro, em 18/6, como parte das atividades paralelas à Rio+20, terá dois painéis e marcará o lançamento de publicação sobre o tema

Em 18 de junho, como parte das atividades paralelas à Rio+20, acontece no Rio de Janeiro o simpósio Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios, com o objetivo de fomentar o diálogo entre especialistas, governo, setor privado e sociedade civil a respeito de experiências inovadoras e novas formas de geração de energia no Brasil. O evento marcará, também, o lançamento de uma publicação a respeito do tema e levantará questões como a capacidade de a energia solar e eólica atenderem à crescente demanda por eletricidade; barreiras, oportunidades empresariais e de investimento nos mercados emergentes de energia limpa e estudos de casos internacionais sobre energia renovável que podem ser aplicados ao atual panorama energético brasileiro.
O evento será composto por dois painéis - Planejamento de demanda e eficiência energética e Alternativas para a geração de energia elétrica no Brasil: políticas públicas, investimento e estudos de caso internacionais. Entre os palestrantes confirmados estão Célio Bermann, professor-pesquisador, Universidade de São Paulo; Philip Fearnside, professor-pesquisador, Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia; Marcelo Furtado, diretor executivo, Greenpeace Brasil; Danny Kennedy, fundador e presidente, Sungevity; Christine Lins, secretária executiva, REN 21; Élbia Melo, presidente executiva, Associação Brasileira de Energia Eólica; Felício Pontes, procurador do Ministério Público Federal do Pará; Adriana Ramos, secretária executiva adjunta, Instituto Socioambiental; Stefan Schurig, diretor de energia e clima, World Future Council Foundation; Jigar Shah, membro do conselho de administração, Carbon War Room e Altino Ventura Filho, secretário de planejamento e desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia.



O simpósio é uma realização da Amazon Watch, Instituto Humanitare e Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com TckTckTck, Instituto Socioambiental (ISA), Rios Internacionais e Movimento Gota D´Água. Para participar basta se inscrever pelo site (www.simposioenergia.com.br). O evento é gratuito e as vagas, limitadas.



Sobre a publicação



Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios, que conta com prefácio de Marina Silva, marca um processo pioneiro em que diversos segmentos da sociedade se juntaram para somar suas expertises na área de soluções e políticas para o setor elétrico brasileiro. É resultado da união de esforços das organizações Instituto Socioambiental (ISA), Greenpeace Brasil, Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Rios Internacionais, Amazon Watch e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).



A publicação reúne artigos de Célio Bermann, professor-pesquisador, Universidade de São Paulo; Oriana Rey, advogada e assessora do Programa Eco-Finanças, Amigos da Terra - Amazônia Brasileira; Philip Fearnside, professor-pesquisador, Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia; Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace Brasil e doutor em planejamento energético pela Escola Politécnica da USP; Brent Millikan, diretor do Programa Amazônia, Rios Internacionais – Brasil (Campanha Amazônia Viva); Roberto Kishinami, consultor em energia elétrica; Raul do Vale, advogado e coordenador do Programa de Políticas Públicas do ISA. Exemplares da publicação serão distribuídos gratuitamente.



Serviço

Simpósio Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios
18 de junho de 2012 | 9h às 15h (almoço 13h às 14h)
Local: Planetário, Rio de Janeiro - Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea

Programação
- Credenciamento | 8h30
- Simpósio | 9h às 13h
- Almoço | 13h às 14h
- Lançamento da publicação e coletiva de imprensa | 14h às 15h


Credenciamento para imprensa pode ser feito pelo e-mail inscricoes@simposioenergia.com.br



Informações para imprensa

Simpósio
Maria Ines Zanchetta - ines@socioambiental.org
Karina Miotto - karina@amazonwatch.org
com informações radarrio+20.org.br