quarta-feira, 13 de junho de 2012

Convite Comunidades Catalisadoras na Rio+20


Durante a Cúpula dos Povos da Rio+20, a Comunidades Catalisadoras (ComCat) é responsável por três atividades e pedimos ajuda aos nossos amigos e colaboradores para presenciarem e divulgarem! Acompanhem também nossas recomendações diariamente através do Facebook e Twitter.


Dia 15 (6a-feira): 16h30-18h30 
LANÇAMENTO, FERRAMENTAS E DEBATE
Lançamento do Vídeo "Favela Como Modelo Sustentável", apresentação das ferramentas da Ecocity Builders e debate com lideranças de favelas do Rio de Janeiro. Local: (sala tenda) t1d Sala Dragão do Mar - Território do Futuro
bicicletas
Favela é mesmo um problema? Ou encontramos nelas boas práticas de sustentabilidade surgidas de forma orgânica e outras qualidades importantes para o dia de hoje? Venha ver o vídeo que a ComCat preparou desde fevereiro em 8 comunidades cariocas, seguido por um debate com as comunidades participantes.
Dia 16 (sábado): 9-11h
CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA COLETIVA DAS FAVELAS DO RIO DE HOJE
Qual a importância da narrativa coletiva construida pela sociedade em torno da "favela"? Como essa narrativa tem mudado? Onde estamos hoje? Iremos construir conjuntamente uma narrativa, baseado na participação de todos. Local: (sala tenda) t1d Sala Dragão do Mar - Território do Futuro
SameArea_Asa_Branca_Now
A dinâmica será voltada para moradores e lideranças das favelas do Rio e o público em geral. Juntos construiremos uma narrativa coletiva e legítima sobre as questões cruciais sobre as favelas do Rio do ponto de vista dos moradores das comunidades. A equipe da ComCat irá apresentar uma série de slides com imagens e frases sobre a perspectiva das favelas no Rio de hoje, e a dinâmica garantirá oportunidade para todos se envolverem.
Dias 15-29: diversos horários
VISITAS EDUCATIVAS COMUNITÁRIAS
desenhando na Vila Autodromo
Desde 2004, em parceria com organizações comunitárias, a ComCat vem oferecendo visitas comunitárias educativas para jornalistas, ativistas, pesquisadores, urbanistas e arquitetos de todo o mundo que desejam uma experiência mais profunda e mais envolvente no Rio de Janeiro e suas favelas. O objetivo das visitas é gerar mais conhecimento em torno das favelas do ponto de vista dos moradores das comunidades, trazendo a luz uma visão positiva e construtiva sobre as comunidades do Rio. 

Em uma pesquisa realizada pela ComCat em março de 2012 em 6 cidades norte-americanas, aferimos que 79% dos norte-americanos que haviam ouvido falar em favelas mas não haviam visitado as vêem desfavoravelmente; entre os que já visitaram o resultado é que 72% as vêem favoravelmente

A ComCat está convidando visitantes internacionais para conhecer as favelas da cidade em primeira mão durante o evento, e, assim, ajudar a equilibrar as percepções internacionais destas comunidades.