sexta-feira, 29 de junho de 2012

Conexões Vale do Ribeira promove imersão em três quilombos da região


créditos da imagem: itariri.sp.gov.br


O ISA, o Núcleo Oikos, o Instituto EcoSocial e a Tory- Viaje na Sustentabilidade promovem em julho uma viagem de imersão como parte do projeto Conexões Vale do Ribeira para que pessoas interessadas possam conhecer o patrimônio socioambiental daquela região do sul do Estado de São Paulo
A proposta do Projeto Conexões Vale do Ribeira é estabelecer pontes entre o Vale e pessoas interessadas em conhecer o seu patrimônio socioambiental, pensando em soluções para os desafios locais. Daí a ideia das viagens de imersão, que permitem intensa vivência da realidade local, com a utilização de metodologias que propiciam o aprofundamento da experiência e a troca entre os participantes e os lugares visitados. Além do apoio ao turismo de base comunitária local, as viagens devem gerar momentos de grande aprendizagem aos participantes, a partir da sensibilização, da prática e das provocações que elas proporcionam.
As experiências de imersão vêm acontecendo desde 2010 e o próximo passo e a realização da Viagem de Imersão com enfoque na região do Médio Ribeira.
O itinerário proposto se insere no Circuito Quilombola, roteiro de turismo de base comunitária que envolve sete territórios quilombolas. O Circuito é formado por 65 atrativos culturais, naturais, gastronômicos e o calendário de festas tradicionais. A proposta é mergulhar na realidade de três dos quilombos do circuito - Ivaporunduva, André Lopes e Sapatu - visitar Eldorado, a mais próxima e o Parque Estadual da Caverna do Diabo, em contato constante com a exuberante paisagem da Mata Atlântica.
Se de um lado o objetivo é vivenciar os conhecimentos tradicionais, as riquezas ambientais e os modos de vida presentes no Vale do Ribeira, de outro, é também observar os conflitos, as transformações, as dificuldades e as diferentes perspectivas de desenvolvimento que ali se apresentam. A expectativa é de que a concretização da viagem possa motivar possíveis propostas empreendedoras para a região, ancoradas na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Veja os roteiros e detalhes e serviço visite o site do ISA aqui