sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cidades Sustentáveis é apresentado em Diadema, Ribeirão Pires e Guaratinguetá


O programa, que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros, recebeu a adesão de candidatos a prefeito e dirigentes partidários


da rede nossa São Paulo
Programa Cidades Sustentáveis (PCS), elaborado pela Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, foi apresentado em mais três cidades paulistas. Na última segunda-feira (25/6), o debate sobre a plataforma, que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros, ocorreu na Câmara Municipal de Diadema.
A apresentação, feita por George Winnik, integrante da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, foi para uma plateia formada por dirigentes partidários, pré-candidatos ao Executivo e Legislativo, além de militantes. Entre os participantes estavam a deputada estadual Regina Gonçalves e o candidato à prefeitura de Diadema, Lauro Michels, ambos do PV.
Após a apresentação, Michels assinou a carta compromisso do programa. A presidente do Diretório Municipal do partido, Denise Ventrici, também subscreveu a adesão à plataforma.

Na avaliação do candidato a prefeito, o PCS está sintonizado com as atuais exigências da população. “Mais importante que aderir formalmente, é colocar as propostas do programa em prática. O que pretende fazer caso seja eleito”, se comprometeu.
Denise, por sua vez, manifestou-se a favor da iniciativa, por acreditar que a plataforma está muito próxima do propósito de seu partido. A deputada Regina Gonçalves concordou, afirmando que o PV está sintonizado com o programa. “Diadema pode ser exemplo na implantação de diversas políticas públicas expressas nas propostas [do PCS], pois já dispõe de legislação adequada”, considerou.
Ribeirão Pires
Antes da apresentação em Diadema, o Programa Cidades Sustentáveis havia sido lançado em Ribeirão Pires, por iniciativa do Instituto Acqua. No evento, ocorrido dia 12 de junho na Associação Cultural Nipo Brasileira Kaikan, também houve a adesão de candidatos à prefeitura da cidade e dirigentes partidários.
Considerada histórica pelos participantes, a iniciativa contou com a participação de presidentes municipais de nove partidos políticos, que, superando divergências partidárias, assinaram a carta compromisso da plataforma.

A carta tem o objetivo de comprometer os pré-candidatos com uma agenda de sustentabilidade. Este termo significa que a humanidade está diante de um desafio: criar outra forma de viver, sem exaurir os recursos do planeta.
Os candidatos a prefeito(a) que assinaram o termo foram: Maria Inês Soares (PT), Edinaldo de Menezes, o Dedé da Folha (PPS) e Cezar de Carvalho (PPS). Saulo Benevides (PMDB) não conseguiu chegar a tempo, mas comprometeu-se, por telefone, a firmar o compromisso.
Os presidentes de diretórios municipais que também subscreveram o compromisso colocaram sua assinatura são: Antonio Carlão (PT), Anderson Grecco (PP), Alberto Ticianelli (PSOL), José Cantídio Lima (PSTU), José Ivo (DEM), Antonio Carlos Medugno (PTC), Marcus Tibério (PSDB), Edson Banha Savieto (PDT) e Antonio Muraki (PTB).
Guaratinguetá
No dia anterior, 11 de junho, a plataforma foi apresentada no auditório do Senac de Guaratinguetá, por iniciativa do Movimento 100% Cidadão. Entre o público estavam diversas lideranças políticas e de organizações sociais da cidade e região.
O PCS estimulou que muitos dos presentes se manifestassem, tanto por meio de perguntas como em sugestões e ponderações sobre o potencial do programa para melhorar as cidades. Algumas questões colocadas pelos participantes dizem respeito à falta de acompanhamento de execução do Plano Diretor e do orçamento municipal, ao problema de mobilidade urbana e ao impacto causado na saúde humana pelo uso de agrotóxicos na agricultura.
Outras pessoas manifestaram interesse em saber que tipo de apoio os candidatos eleitos que assinaram a carta compromisso irão receber, para viabilizar as políticas públicas expressas no PCS, bem como a forma de monitoramento que será exercida sobre eles.
Houve ainda a sugestão de divulgar novas tecnologias, como o trem magnético para melhorar a mobilidade urbana, a inclusão de um eixo temático ao programa que trate da relação das pessoas com os animais.
Ao final do debate, assinaram a carta compromisso os seguintes candidatos a prefeito: João Carlos (PT), de Guaratinguetá, Marcio Lopes Rocha (PHS), de Guaratinguetá, Rutnei Morato Erica (PT), de Queluz, e Érica Soler Santos Oliveira (PT), de Potim.
Em seguida, subscreveram o documento de adesão ao programa os dirigentes partidários municipais de Guaratinguetá: Marcus Alencar de Souza (PT), Antonina Bianco (PV), Walter Hermes Neves (PTdoB) e Reginaldo Costa (PPL).
Nos eventos realizados nas duas cidades (Ribeirão Pires e Guaratinguetá), a apresentação do Cidades Sustentáveis também coube a George Winnik, da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo.