quinta-feira, 24 de maio de 2012

FIRJAN E SESI LANÇAM GAME HERÓIS DO FUTURO


QUER CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR,SE DIVERTIR COM SEUS AMIGOS E AINDA CONCORRER A PRÊMIOS IRADOS?
ENTÃO,PARTICIPE DO GAME HERÓIS DO FUTURO!

O Sistema FIRJAN, por intermédio do SESI, lança Heróis do Futuro, um projeto multiplataforma que visa sensibilizar jovens estudantes do Rio para os temas que serão debatidos na Rio+20.

A iniciativa, que engloba um filme em 3D e um jogo virtual, está aberta ao público do mundo todo. A ideia é atrair os jovens sobre as discussões como desenvolvimento sustentável e economia verde, principais questões que serão tratadas na Conferência das Nações Unidas no Rio, em junho. 

O filme em 3D, o primeiro com essa tecnologia na área de educação no Brasil, conta com quatro personagens, Duda, Sofia, Dedé e Bia, turma de amigos que se une para mudar a rotina de uma vila de moradores do Rio, incentivando a vizinhança a tomar atitudes sustentáveis, como economizar água e reclicar o lixo. 
  

Inicialmente voltado para alunos das redes pública e particular de ensino da cidade do Rio, além da rede SESI e SENAI de Educação do estado do Rio, o Heróis do Futuro foi ampliado, permitindo a participação de qualquer pessoa em todo o mundo.
   
O projeto, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação do Rio, é dividido em duas partes: uma presencial e outra online. A parte presencial será desenvolvida através de visitas feitas por monitores capacitados às diversas escolas que aderiram ao projeto. Nesta visita, será apresentado o vídeo 3D e estão previstos debates sobre questões de sustentabilidade.
A parte online do projeto Heróis do Futuro é seu site, no qual é possível encontrar diversas informações e vídeos sobre os temas abordados, pesquisas, links, um game em formato de concurso cultural com premiação. A ideia é aprender se divertindo e, com isso, ajudar o mundo a ter um desenvolvimento mais sustentável.
   
Concurso cultural "Heróis do Futuro"
O concurso “Heróis do Futuro” conta com três categorias diferentes. A primeira, intitulada “Categoria Escolar”, é formada por alunos do 6º ao 9º ano, de turmas de Projeto e de Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental das redes pública e particular de ensino da cidade do Rio; alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede SESI e alunos de aprendizagem do SENAI do estado do Rio, cuja escola tenha aderido ao projeto.
       
A segunda, “Categoria Livre”, é composta por qualquer outra pessoa, desde que tenha 10 anos ou mais. Já a terceira, "Categoria Escolar São Paulo", abrange estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do EJA das unidade do SESI do estado de São Paulo e alunos dos cursos profissionalizantes do SENAI de São Paulo.
      
O concurso é dividido em duas grandes etapas:Sustentabilidade e Cidades Sustentáveis. A primeira etapa possui quatro grandes fases: Resíduos,Saneamento, Transporte e Poluição. Cada fase possui um jogo, um quiz e um desafio. Na segunda etapa, a equipe terá que construir uma Cidade Sustentável.
  
Nas duas categorias, o primeiro lugar geral ganha um iPad2 mais uma viagem para Fernando de Noronha com direito a um acompanhante. O segundo lugar recebe um iPad2.
O primeiro lugar de cada subcategoria escolar (pública, particular e SESI/SENAI) levará para casa um Playstation 3. A premiação é para cada um dos membros da equipe, o professor tutor e o diretor da escola premiada. Além disso, as escolas das equipes vencedoras vão ganhar um kit lousa digital com notebook e projetor.

Além do site do projeto (www.firjan.org.br/heroisdofuturo), o Heróis do Futuro também está presente no Facebook, Twitter e em um blog, com dicas da competição. “Uma das maiores qualidades do Heróis do Futuro é a forma lúdica e interativa com a qual todo o projeto foi desenvolvido. Temas como a erradicação da fome e da pobreza e consumo sustentáveis, além das atitudes que cada um pode tomar no seu dia a dia, estão descritos numa linguagem própria para sensibilizar os jovens. Alinhadas com esse conceito, as tecnologias empregadas, a exemplo do filme em 3D, da interação através das redes sociais e dos games virtuais, tornam a iniciativa atraente ao nosso público-alvo”, reforça a Diretora de Inovação e Meio Ambiente do Sistema FIRJAN, Marilene Carvalho.