terça-feira, 22 de maio de 2012

Desperdício de leite no Reino Unido equivale às emissões anuais de 20 mil carros


do greensavers.pt
O desperdício de comida é um dos grandes problemas do nosso tempo, é sabido, mas a Universidade de Edimburgo, na Escócia, foi mais longe e analisou todos os aspectos negativos, em termos de emissões de CO2, ligados ao desperdício de um  produto como o leite.
A conclusão do estudo é assustadora: todo o desperdício de leite, no Reino Unido, equivale às emissões anuais de 20 mil veículos automóveis. A forma como os investigadores da universidade escocesa chegaram a este número também é interessante.
Se pensarmos que a ineficiência agrícola e o marketing alimentar agressivo leva ao desperdício de 360 toneladas de leite por ano, no Reino Unido, o que equivale a 100 mil toneladas de CO2 emitido inutilmente. Ou seja, 20 mil carros rodando, por ano, nas estradas britânicas.
Mas a investigação foi mais longe. Segundo a Universidade de Edimburgo, se cortássemos para metade a quantidade de frango consumido no Reino Unido e outros países desenvolvidos, as emissões de CO2 cairiam drasticamente.

A indústria da carne, como se sabe, é uma das que mais contribuem para as emissões globais de CO2. Por outro lado, o desperdício de carne de aves causa uma grande quantidade de óxido nitroso, um dos principais gases com efeito de estufa.
Assim, se cada pessoa consumisse 12 kgs de carne de aves por ano até 2020 – hoje cada cidadão de um país desenvolvido consome 26 kgs – seria o equivalente a tirar 10 milhões de carros das estradas.
Há apenas um problema: o crescimento populacional, que irá levar a procura por comida, sobretudo carne, para números nunca vistos.
Finalmente, de acordo com a universidade escocesa, cerca de 30% da comida global é desperdiçada. Se conseguirmos evitar este desperdício retiraríamos 20 milhões de carros das nossas estradas e auto-estradas, para sempre.