terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mato Grosso do Sul, a nova fronteira do eucalipto

do wrm.org

A região do Brasil, e talvez do mundo, onde a monocultura do eucalipto e produção de celulose se expande mais rapidamente é a do estado de Mato Grosso do Sul, especificamente na micro-região de Três Lagoas.

Atualmente, está instalada na região a Fibria Celulose - uma sociedade conjunta entre Aracruz e Votorantim - e uma fábrica de papel controlada pela norte-americana International Paper.

A fábrica de celulose Fibria produz 1,3 milhões de toneladas de celulose por ano e planeja investir R $ 3.600 milhões (mais de US $ 2 milhões) para construir uma segunda unidade, com abertura prevista para 2014. Assim, a empresa vai aumentar a produção para 3 milhões de toneladas por ano. Hoje, a Fibria tem 150 mil hectares de eucalipto e os planos são para duplicar esta superfície.

Além deste empreendimento, uma empresa chamada Eldorado Brasil está construindo uma fábrica na mesma região para produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose. A fábrica será inaugurada em novembro de 2012. A empresa ocupa 150 000 hectares de eucalipto.

Também a chilena Arauco e a portuguesa Portucel mostraram interesse em investir em plantações de eucalipto e em fábricas de celulose no Mato Grosso do Sul.

Essa expansão desenfreada foi isenta pelo governo do estado da obrigação de elaborar estudos e relatórios de impacto ambiental, o que levou a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS) em conjunto com outras universidades e organizações, a organizar em Três Lagoas o primeiro simpósio para discutir "A formação de celulose, papel complexo no Mato Grosso do Sul: limites e perspectivas", em 30 de junho, 1 e 2 de julho de 2011.

De acordo com um estudo (1) apresentado durante o seminário, a partir da década de 1970 a área passou por um intenso processo de pecuarização causando um grande conflito agrário. No estado de Mato Grosso do Sul fazendas com mais de 1000 hectares representam 10% das propriedades, mas ocupam 77% da superfície (dados de 2006). Além disso, nos anos de 1970 foi introduzido no estado uma área de eucalipto, que foi utilizado na produção de carvão. Como consequencia, o estado de Mato Grosso do Sul passou a ter 8 mil trabalhadores em condições de escravidão na década de 1990, bem como casos de trabalho infantil.
Mais recentemente, a monocultura de árvores começaram uma nova expansão, desta vez para produzir celulose. Entre 2005 e 2009, a área de plantio na microrregião de Três Lagoas dobrou de 152.000 a 308.000 hectares, quase todos de eucalipto. Expansão prevista dessa superfície em 2020 é para 1 milhão de hectares.

Essa expansão está associada a uma série de mudanças significativas em áreas rurais e urbanas. Produção de leite de pequenas propriedades na cidade de Três Lagoas foi reduzida de 11 a 5 milhões de litros de leite / ano entre 1995/96 e 2006. Produção de alimentos também diminuiu e, por exemplo, o feijão é quase inexistente, em uma área dominada por grandes propriedades. Hoje, a pequena propriedade ocupa 30 000 hectares em uma região com um total de 4.000.000 hectares.

Com o aumento descontrolado no valor das terras, os grandes proprietários podem obter mais ganhos, vendendo ou arrendando suas terras, aumentando a enorme concentração agraria que bloqueia o processo de reforma agrária da terra.

Há relatos de desmatamentos e falências de negócios locais. Os 10 assentamentos da reforma agrária na área, com 1.147 famílias estão sendo encurralados pelo eucalipto. Nas áreas urbanas, com o afluxo de trabalhadores que chegam para a construção da fábrica, problemas de superlotação na habitação foram constatados.

Constatou-se também aumento das taxas de violência, por exemplo, a violência doméstica contra a mulher, que chegou a triplicar nos últimos anos.

A visita de campo e discussões com moradores locais indicam que a maior preocupação dos agricultores que vivem perto das plantações é a aplicação de pesticidas. Dizem que as empresas costumam usar o método de aplicação aérea, que deu origem a reclamações devido ao odor desagradável. Também relatam que várias fontes de água conhecida secaram. Outra preocupação é o esgotamento do campo com a venda e locação de fazendas, o que enriqueceu os proprietários de terras, mas expulsou os moradores e trabalhadores agrícolas. 

 Alguns começaram a lutar pela reforma agrária e há alguns anos que o Incra (2) não libera os recursos na área pra  novos assentamentos e, portanto, tornando mais difícil a vida dos agricultores assentados. Outras famílias são forçadas a encontrar trabalho e alojamento na cidade, onde o custo de vida tem aumentado significativamente, devido à especulação imobiliária.

O que chama a atenção é a presença de árvores isoladas, espécies do cerrado, na área de plantio de eucalipto.  De acordo com um habitante local, essas árvores tendem a morrer entre as árvores de eucalipto. Além disso, as poucas árvores nativas são expostas à aplicação de pesticidas e estão isoladas da flora e fauna da região, ausente em monocultura, como se fosse um "museu ao ar livre".

Independente se morrerão ou se sobreviverão, a presença dessas árvores, parece representar bem a situação do povo da região de Três Lagoas, onde as alternativas a este modelo não encontram espaço no meio de um mar crescente de eucalipto. Árvores do cerrado, como a área do seu povo, foram "tomadas" por um modelo de celulose de eucalipto que está crescendo com o total apoio das autoridades estaduais e federais, enriquecendo alguns e deixando um futuro incerto para a maioria da população.

Por Winnie Overbeek, coordinador del WRM.
(1) Kudlaviz, Mieceslau. Dinámica agraria y la territorialización del complejo celulosa/papel en la micro-región de Três Lagoas/MS. Disertación de Maestría del programa de Posgrado en Geografia, UFMS, Três Lagoas, 2011
(2) Instituto Nacional por la Colonización y la Reforma Agraria
Tradução - Redação do colunadosardinhaecologia