quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Frutas tropicais podem atuar sobre o esmalte dental, avalia pesquisa

Frutas tropicais (Foto: Embrapa)
Sucos de frutas tropicais como araçá-boi, taperebá e umbu apresentam os maiores percentuais de acidez no desgaste do esmalte dos dentes (erosão dental). Esse foi um dos resultados de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Amazonas (RH-Interinstitucional), uma ação do Governo do Estado do Amazonas realizada com apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). 
A falta de informações sobre os sucos preparados a partir de frutas tropicais e sua relação com a chamada erosão dental foi o que motivou pesquisadores do Amazonas a se aprofundar no tema. A partir da tese de doutorado intitulada 'Avaliação do Potencial Erosivo de sucos de frutas tropicais Brasileiras', a pesquisadora e doutora em Odontologia, Adelsilene Veras, avaliou o pH, a acidez e o conteúdo de cálcio dos sucos das frutas araçá-boi, camu-camu, cupuaçu, taperebá e umbu.

“Com essa pesquisa, procuramos avaliar o potencial erosivo dos sucos de algumas frutas tropicais. A escolha deste tema se deve ao fato de a erosão dental ter se tornado relevante nos últimos anos e também pelo fato de que não se conhecer o potencial erosivo destes sucos”, afirmou Veras.
Os resultados do estudo também sugerem que, apesar dos sucos das frutas estudadas apresentarem potencial para causar erosão, a saliva humana é capaz de, rapidamente, restabelecer o pH da região bucal após o contato dos dentes com os sucos.
Desgaste dentário
De acordo com o estudo realizado, erosão dental é a perda crônica de tecido dentário (esmalte) ocasionada quimicamente por ácidos, sem ação bacteriana. Durante a pesquisa também verificou-se a capacidade erosiva dos sucos em um modelo in vitro e a capacidade tamponante, ou protetora da saliva sobre os pacientes.
“Para o estudo in vitro, foram utilizados blocos de esmalte bovino, selecionados pela dureza de superfície e análise perfilométrica, que mede a profundidade e as dimensões de estruturas e de forma aleatória entre sete grupos de tratamento: água quimicamente pura (água destilada), sucos de araçá-boi, camu-camu, cupuaçu, taperebá e umbu e ácido orgânico (ácido cítrico)”, disse Veras.
Resultados
Segundo Veras, os resultados foram submetidos à análise estatística. O suco de umbu apresentou o menor pH e a maior concentração de cálcio, porém não diferiu do suco de taperebá que juntamente com os sucos de araçá-boi e camu-camu, apresentou a maior acidez.
No estudo in vitro, os blocos dentais testados com araçá-boi, taperebá e umbu apresentaram os maiores percentuais de perda de dureza de superfície, os quais foram significativamente diferentes dos blocos tratados com o controle positivo e com o suco de cupuaçu. análise perfilométrica revelou que os sucos de araçá-boi e umbu resultaram em perda de superfície significativamente maior.
Os resultados do estudo sugerem que, apesar dos sucos das frutas estudadas apresentarem potencial para causar erosão, a saliva humana é capaz de, rapidamente, restabelecer o pH da região bucal após o contato dos dentes com os sucos.
Sobre o RH-Interinstitucional
Esse programa consiste em apoiar, com bolsa de curta duração, alunos de mestrado e doutorado formalmente matriculados em curso de pós-graduação fora de sede ofertados em Manaus e credenciados pela Capes, para desenvolvimento de atividades acadêmicas na instituição parceira.
“Este programa possibilitou a realização deste doutorado, pois temos sempre alto custo com estudo e pesquisa”, finalizou Veras.


Redação: Nefa Costa
Edição: Ulysses Varela  - Agência Fapeam