terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Construção verde-amarela e sustentável

Hillsboro Civic Center, em Oregon, Estados Unidos. Foto: M.O. Stevens

da Siemens/respostassustentáveis


Você sabia que a construção civil é o setor produtivo com o maior índice de
geração de resíduos? Só no Brasil, ela é responsável pela produção de
mais de 68 milhões de toneladas de entulho por ano. Esse número representa
de 40% a 60% do volume total de resíduos sólidos produzidos pelos grandes 
centros urbanos e que, frequentemente, acabam dispostos de maneira 
clandestina em terrenos baldios e outras áreas públicas.
Com o intuito de reverter esse cenário e estimular uma mentalidade que agregue desenvolvimento urbano e práticas amigas do meio ambiente foi criado o certificado LEED, Leadership in Energy and Evironmental Design. O selo começou a ser aplicado em 1998 peloGreen Building Council norte-americano (USGBC) e hoje é o maior e mais importante certificado para edificações verdes. No país, o GBC Brasil é o órgão responsável pela aplicação e promoção do LEED em conformidade com a realidade socioambiental brasileira.
A certificação possui diferentes aplicações: casas, novas construções e grandes projetos de renovação, desenvolvimento de bairro, fachadas e áreas comuns, lojas de varejo, unidades de saúde, escolas, entro outras. Obtê-la, no entanto, não é fácil. Para isso, a construção precisa respeitar cinco critérios principais: áreas sustentáveis; eficiência no uso de água; energia e atmosfera; materiais e recursos e qualidade ambiental interior. De acordo com a pontuação em cada um dos itens, o selo pode variar em quatro níveis de excelência: Padrão, Silver, Gold e Platinum.
Aqui no Brasil, por enquanto, apenas 200 edificações, a maioria comerciais, estiveram aptas a receber o LEED. E apenas uma delas, o Eldorado Business Tower, em São Paulo, alcançou o nível Platinum, o maior em excelência, na aplicação fachada e áreas comuns. O uso de material reciclável, madeira certificada, economia de energia, construção de telhado verde, entre outros, foram alguns dos fatores que garantiram ao edifício o nível máximo na certificação.


Para saber mais sobre o assunto, veja o vídeo abaixo, da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) em que a empresa propõe algumas soluções bem simples para poupar energia nas construções civis.