quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Resíduos da indústria siderúrgica podem ser aplicados na agricultura

Por Aline Naoe/ComCiência
As chamadas escórias siderúrgicas, ou seja, os subprodutos obtidos de processos industriais para obtenção do aço, acumulam-se às toneladas nos pátios das indústrias brasileiras, representando um grave problema ambiental. Uma das opções para evitá-lo é a reutilização desses resíduos na agricultura, como fonte de nutrientes e corretivo da acidez do solo. Em alguns casos, no entanto, é preciso avaliar se os resíduos não apresentam metais pesados e elementos tóxicos que restrinjam sua utilização agrícola. 


Pesquisadores do Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizaram um experimento bem sucedido utilizando escórias da siderurgia no cultivo da cana-de-açúcar. Esse experimento foi relatado na edição mais recente da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, no estudo intitulado “Escória de siderurgia e seus efeitos nos teores de nutrientes e metais pesados em cana-de-açúcar”. A aplicação dos resíduos promoveu aumento nos teores de cálcio, magnésio, fósforo, entre outros nutrientes, e reduziu a acidez potencial no solo, sem causar problemas de poluição ambiental, já que não se detectou a presença de metais pesados no solo ou na planta.


Realizado na Usina Santa Teresa, na cidade de Goiana, em Pernambuco, o experimento utilizou pó de aciaria de forno elétrico, uma escória proveniente da produção do aço. Essa escória foi aplicada em diferentes doses no solo, que recebeu depois as plantas de cana-de-açúcar. Os pesquisadores realizaram, após essa etapa, análises das folhas, altura da planta, características dos colmos (que compõem o caule da cana) e do solo. 

Segundo o artigo, “a utilização de escória siderúrgica como alternativa para correção de solos ácidos pode ser uma prática viável, tendo em vista os benefícios que este resíduo proporciona à cultura e ao solo”. Para os pesquisadores, “o fator ambiente também é importantíssimo, haja vista que sua utilização reduz as quantidades que se estão acumulando nos pátios industriais”. Esse experimento faz parte da pesquisa desenvolvida pelo agrônomo Márcio Félix Sobral, na dissertação de mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFRPE.