sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Relatório sobre impactos dos agrotóxicos na saúde é aprovado na Câmara

da Radioagência NP, Vivian Fernandes
Um relatório que aponta 13 problemas relacionados ao uso de agrotóxicos, como a falta de fiscalização e seus efeitos sobre a saúde humana, é aprovado na Câmara dos Deputados. A votação ocorreu na última quarta-feira (23) na subcomissão sobre o uso de agrotóxicos e suas consequências à saúde, ligada à Comissão de Seguridade Social e Família da Casa.
Entre os problemas apresentados no documento, está a falta de segurança no controle da comercialização desses produtos. O texto destaca que os estados e a União não possuem dados concretos sobre o mercado de agrotóxicos no país.
Outro ponto do relatório sinaliza para o surgimento de doenças - como câncer e alergias - causadas pelo uso de agrotóxicos, tanto nos trabalhadores em contato com os produtos, quanto nos consumidores de alimentos contaminados.
O relator do texto e deputado Padre João (PT-MG) afirma que “é a primeira vez na história do Congresso que temos um documento oficial ponderando sobre a utilização de agrotóxicos na produção de alimentos no Brasil”. Ele aponta também a viabilidade da produção agroecológica como modelo agrícola de qualidade e produtividade em larga escala.