terça-feira, 15 de novembro de 2011

A fotógrafa da Redes da Maré, Elisângela Leite, promove sua primeira exposição

Fotografia da exposição de Elisângela Leite

Desde a formação da Maré, na década de 40, os 

moradores mantêm uma importante relação de troca com

 a Baía de Guanabara. A atividade pesqueira, porém, se vê

 crescentemente ameaçada, vitimada pela poluição

 lançada pelos esgotos domiciliares e industriais, além dos

 derrames de óleo de embarcações.

Mesmo diante deste cenário desfavorável, algumas colônias de pescadores se mantêm resistentes na esperança de tempos melhores para a pesca. Essa luta chamou a atenção da fotógrafa Elisângela Leite, que, em 2007, lançou luz sobre as histórias de pessoas que dependem desta atividade para prover o sustento de suas famílias.
Elis, carinhosamente chamada pelos amigos, é paraibana da cidade de Patos, mas se considera pernambucana de Tabira, e moradora da Maré há mais de 11 anos. Iniciou sua aproximação com os pescadores pela vontade de produzir uma documentação fotográfica para o trabalho de conclusão de curso da Escola de Fotógrafos Populares. A partir daí, a fotografia tornou-se muito mais do que um simples instrumento de registro e denúncia para seu projeto, mas foi utilizada também como promovedora de encontros: da fotógrafa com os fotografados, dos pescadores com suas histórias, suas lutas, seus desejos, da técnica com o coração.
As imagens que compõem a mostra “Pescadores” retratam o cotidiano de algumas colônias pesqueiras do Conjunto de Favelas da Maré e o esforço diário para trazer junto às redes daqueles homens e mulheres, os peixes e crustáceos cada vez mais escassos da Baía de Guanabara. É o olhar da fotógrafa somado aos olhares dos pescadores, seus rostos, um pouco de suas vidas marcadas de sonhos e desilusões, suas embarcações, redes, suas realidades.
Serviço
Exposição Pescadores – fotografias de Elisângela Leite
Abertura: dia 11/11/11, às 18h
Visitação: de 14/11 a 02/12/2011
Horário: de segunda a sexta, de 9 às 18h
Galeria 535 – Rua Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré, RJ / Observatório de Favelas

A Redes de Desenvolvimento da Maré (Redes) é uma organização da sociedade civil que se dedica a promover a construção de uma rede de desenvolvimento sustentável, voltada para a transformação estrutural do conjunto de favelas da Maré. A Redes busca produzir conhecimento referente aos espaços populares e realizar ações com o intuito de interferir na lógica de organização da cidade e contribuir para a superação das desigualdades.