terça-feira, 8 de novembro de 2011

Asteroide YU55 não oferece riscos de colisão com a Terra

Asteroid 2005 YU55

Nesta terça, 8 de novembro, um asteroide passará a 324 mil quilômetros da Terra, menos que a distância para a Lua, que fica 384 mil quilômetros. O YU55 tem 400 metros de diâmetro, comparável ao tamanho do Pão de Açúcar. Notícias como essa logo despertam a curiosidade e o medo de que tragédias como as observadas em filmes como “Impacto Profundo” e “Armageddon” se tornem reais. Segundo a Nasa, não há motivos para preocupação, pois o risco de colisão com a Terra é zero.

O asteroide, descoberto em 2005, já vem sendo observado pela agência espacial americana há tempos, devido à proximidade com que ele passará pelo planeta. Os riscos de colisão foram descartados por meio de cálculos baseados na Escala de Turim, que mede o risco de um objeto vindo do espaço causar uma colisão devastadora. Para se ter uma ideia, até fevereiro de 2010, o YU55 estava classificado como grau 1 (“chance de colisão altamente improvável”), mas foi rebaixado para grau 0 (“sem risco de colisão”) posteriormente.


Por conta desses dados, não há necessidade de pânico. Astronomicamente falando, o asteroide é tão pequeno que sequer causará influencia nas marés, por exemplo. Também não será possível observá-lo a olho nu ou com o auxílio de telescópios convencionais. A Nasa fará o acompanhamento do YU55 por meio de equipamentos de alta precisão.

Cabe ressaltar que asteroides dos mais variados tipos e tamanhos se aproximam da Terra com frequência. O fato incomum, por razões estatísticas, é que esse corpo celeste passará a uma distância menor que a da Lua. Para o YU55, em particular, é a maior aproximação dos últimos anos.
Fonte- Planetário do Rio
créditos da imagem nasa.gov