sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mutirão Xingu chega na reta final


Divulgação
Foto Mutirão Xingu chega na reta final
O programa, que termina na próxima semana na cidade de Gurupá, no Pará, esteve em Porto de Moz, situado à margem do Rio Xingu, para atender a uma população basicamente de ribeirinhos e de pescadores.





Maria Borba/MMA




Encerra nesta sexta-feira (30/9) a penúltima edição do Mutirão Xingu, programa que faz parte da Operação Cidadania Xingu, um trabalho coletivo entre os governos federal, estadual e municipal em andamento na região de influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O programa, que termina na próxima semana na cidade de Gurupá, esteve quarta e quinta-feira (28 e 29/9) em Porto de Moz, município situado à margem do Rio Xingu, para atender a uma população basicamente de ribeirinhos e de pescadores. Até quarta-feira (28/09) à noite, além de outros documentos pessoais, foram distribuídas mais de 300 carteiras de pescadores.

Diferentemente dos 10 municípios anteriores, em Porto de Moz a população recebeu também atendimento médico clínico, odontológico e farmacêutico, realizado no Bracuí -  um navio-ambulatório da Marinha do Brasil. A expectativa de atendimento de 10% da população em cada localidade superou o esperado. Em todas as cidades nas quais o programa foi realizado esse número foi ultrapassado. O diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Guilherme, disse que a grande procura "ocorre em virtude do fato de a população enfrentar grande dificuldade para acessar atendimentos públicos para obtenção de documentos nessas regiões", disse.
Segundo ele, a chegada da Operação Cidadania Xingu nessa região revelou a situação de pobreza de uma população de mais de 360 mil habitantes. Um dos municípios que evidenciaram essa situação foi o município de Senador Pedro Porfírio. Dos 11 municípios que participaram até agora da operação, ele apresentou o maior número de atendimentos. A previsão do Governo Federal era prestar serviço a 10% da população da cidade, mas esse número superou o esperado: houve 36% de atendimento a pessoas que buscaram os serviços do Mutirão Xingu para tirar documentos pessoais e solucionar situações irregulares pendentes com o governo.
Com uma população de 13.045 habitantes basicamente rural, segundo Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os mais de 4.800 atendimentos se referiram à obtenção de documentos pessoais e à regularização fundiária. Os habitantes de Senador Pedro Porfírio receberam também atendimento médico, mas o navio da Marinha não conseguiu atracar na cidade em virtude da seca na região. A equipe de médicos deslocou-se até a cidade e conseguiu executar a sua tarefa. Contudo, o PrevBarco, agência flutuante do INSS, conseguiu chegar à cidade e integrar-se ao mutirão.
O município Senador Pedro Porfírio foi atendido duas vezes em razão de uma peculiaridade: ele tem uma descontinuidade territorial em virtude da presença de outro município que o divide em duas partes. A parte sul foi atendida em um dos primeiros mutirões, quando a equipe dos governos atuaram em Assurini. A parte norte foi atendida no mutirão nos dias 22 e 23 de setembro.
ASCOM