sábado, 27 de agosto de 2011

Exposição "Elementar - a química que faz o mundo" prorrogada até 01 de outubro

Venha desvendar os segredos da química em "Elementar - a química que faz o mundo", exposição para visitantes de todas as idades, prorrogada no Museu da Vida até 01 de outubro. Confira como essa ciência tem impacto em nossas vidas e está presente em cada canto do nosso dia a dia!
Em uma grande tabela periódica interativa, o visitante pode desvendar as características e aplicações de cada elemento químico, e assistir a vídeos sobre eles. Crianças e adultos também podem combinar átomos para formar uma infinidade de moléculas em 3D, além de colocar as mãos na massa em outros módulos interativos e oficinas.
Cerca de 30 painéis mostram que, desde os primórdios, o homem sempre fez química, embora ela só tenha sido reconhecida como ciência no final do século 18. Na Grécia antiga, Aristóteles concebia o mundo composto de quatro elementos: terra, ar, água e fogo. Por outro lado, Demócrito falava em átomos e vazios, em quente, frio, doce, amargo e cor. Com o surgimento da alquimia, principalmente, na Idade Média, o homem voltou a refletir sobre os elementos. Hoje, busca mais do que o entendimento, a explicação ou a transformação da natureza: ele ambiciona imitá-la, desenvolvendo novos materiais e explorando propriedades especiais.







No Ano Internacional da Química, criado pela Unesco – órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura –, o público pode conferir, nesta mostra, como aconteceu a separação entre a alquimia e a química, o porquê das cores em pedras preciosas, como os elementos se combinam para formar tudo o que conhecemos e muito mais. Aplicações da química na medicina, na nanotecnologia e no desenvolvimento de novos materiais e combustíveis também são abordadas.
Visite! A entrada é gratuita!

Elementar - a química que faz o mundo
Visitação:
 de terça a sexta-feira, das 9h às 16:30h; sábados, das 10h às 16h
Endereço: Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro
Informações e agendamento de grupos: (21) 2590-6747
Saiba mais: www.museudavida.fiocruz.br/elementar
Elementar no facebook: www.facebook.com/expoelementar