domingo, 12 de junho de 2011

BIOENERGIA E SUSTENTABILIDADE - ESALQ CRIA NÚCLEO

Bioenergia: apoio à pesquisa

FOTO DIVULGAÇÃO
Da Agência USP - Pesquisadores e grupos da Universidade de São Paulo que atuam na área de bioenergia acabam de ganhar um importante estímulo às suas atividades. Na sexta-feira, 3 de junho, foi lançado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Bioenergia e Sustentabilidade (NAPBS). O evento, liderado pelo reitor João Grandino Rodas, ocorreu simultaneamente às comemorações pelos 110 anos da Esalq.

Atenta às necessidades do mundo contemporâneo, a Universidade já conta com diversos grupos trabalhando em ciência básica e aplicada em biocombustíveis, energias renováveis em geral esustentabilidade ambiental. O Núcleo, porém, deve criar condições institucionais para a integração do conhecimento desenvolvido, muitas vezes disperso pela fragmentação geográfica de unidades e campi. Espera-se que este centro agregador incremente a produtividade das pesquisas e também a transferência de conhecimento e tecnologia para o setor produtivo.
O NAPBS envolve grupos de pesquisa que trabalham desde agricultura e genética de plantas, estudos de paredes celulares e mecanismos moleculares da decomposição da celulose até o desenvolvimento de tecnologias de bioenergia de segunda geração em escala industrial, uso racional de energia, química verde, e impactos sócio-econômicos e ambientais.
Para o reitor Grandino Rodas, o lançamento do NAPBS é quase que um coroamento dos 110 anos da Esalq. “A importância do Núcleo não está somente nos assuntos tratados, mas em suas características, que devem inspirar os demais grupos, sendo um centro interunidades e interdisciplinar. Algo que é muito difícil de se fazer: o saber não é dividido, nós o dividimos por necessidade da mente humana. Esperamos, porém, que isso ajude a inaugurar um outro momento da Universidade”, afirmou.
Sem sede fixa anunciada até o momento, inicialmente integram o NAPBS pesquisadores de Esalq, Instituto de Química (IQ), Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP), Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCF), Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) e Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), todos da USP.
E segundo o vice-reitor administrativo da USP, e coordenador científico do núcleo, Antonio Roque Dechen, a meta é constituir um programa de pós-graduação interuniversidades, com a participação de USP, Unesp e Unicamp.