sábado, 21 de maio de 2011

ESQUELETO INTACTO DE MAMUTE É ENCONTRADO

Um mamute intacto é encontrado na Sibéria

Do Correio do Brasil
  Por Redação, com Pravda.ru - de Moscou
mamute
Os mamutes são os antepassados dos elefantes modernos
Na Sibéria os pescadores descobriram o esqueleto completo, intacto, de ummamute. Segundo os cientistas russos os restos apareceram quando as águas de uma enchente baixaram, na região de Krasnoyarsk, na Rússia. A espinha dorsal do mamute, os dentes, o crânio e as presas sobreviveram integralmente. O mamute parece ter morrido aos 50 anos de idade.
Os mamutes viveram na África, Europa, Ásia e América do Norte entre 1,6 milhões de anos e 10 mil anos atrás, durante o período Plistoceno. Alexander Kerzhayev, o vice-diretor do museu na pequena cidade de Novoselovo, afirma que esta é a descoberta mais significativa da qual ele tem lembrança.

– Isso acontece muito raramente. Estou nesta região há 14 anos e esta é a primeira vez. Os ossos, normalmente estão espalhados por uma área ampla – disse ele à agência britânica de notícias BBC.
Mas apesar da importância da descoberta, há alguns problemas. Kerzhayev afirma que seu museu não tem nem o equipamento nem o dinheiro para escavar o mamute. No momento, sua melhor opção pode ser remover apenas partes do esqueleto.
Kerzhayev admite que seria uma pena simplesmente deixar o mamute onde está, à beira do reservatório, mas ele disse que “ninguém parece se importar”. Historicamente, a Sibéria tem sido uma rica fonte de fósseis pré-históricos. Alguns especialistas agora sugerem que as mudanças climáticas estão levando a descobertas de outros exemplares, inclusive de mamutes, que poderiam ter ficado escondidas no subsolo congelado.