sábado, 14 de maio de 2011

ENCHENTES NOS EUA

Canadá e EUA inundam casas e fazendas para evitar "catástrofe"

Água escorre do rio Assiniboine para plantações após abertura de dique perto de Portage la Prairie, em Manitoba, no Canadá

Água escorre do rio Assiniboine para plantações após abertura de dique perto de Portage la Prairie, em Manitoba, no Canadá (reuters_tickers)
Por Rod Nickel do Swissinfo

WINNIPEG, Canadá (Reuters) - A província canadense de Manitoba abriu os diques do rio Assiniboine, neste sábado, deixando as águas inundarem fazendas e casas para evitar uma catástrofe na região.

Nos Estados Unidos, as autoridades estão lutando contra o aumento do Rio Mississippi e também tiveram de abrir um desvio no sábado, uma decisão que pode inundar casas e plantações mas evitará um desastre nas maiores cidades da Louisiana.

A abertura dos diques em Manitoba vai inundar ao menos 225 quilômetros quadrados de terra, inclusive 150 casas, para tirar o excesso de pressão dos diques sobrecarregados pela cheia do rio Assiniboine.


Depois de discutir a abertura do dique, o governador de Manitoba, Greg Selinger, disse que a inundação gradual e controlada ia bem e que ele não sabia de nenhuma casa haver sido danificada no caminho .

A água estava espalhando rapidamente pelos campos, contudo, enchendo a terra justo quando os fazendeiros locais estão realizando o plantio de trigo, canola e verduras.

"Foi uma necessidade porque se o rio tivesse sobreposto a represa levaria consigo toda a população da área e teria causado cinco vezes mais danos do que a abertura", disse Selinger a repórteres perto do local da abertura.

"Os diques estão sob muita pressão por causa do volume de água passando por eles, por isso tivemos de fazer essa pequena abertura."



A inundação controlada parecia que ia continuar por mais uma semana se o volume aumentar porque o rio continua a subir, disse Selinger.

Tempo seco e quente estava ajudando os voluntários a reforçar os diques.

Os níveis do Assiniboine, que segue de oeste para leste do Estado de Saskatchewan para Manitoba, atingiram um recorde depois de um inverno com muita neve que também deixou a terra encharcada.

Além do reforço dos diques, autoridades rapidamente criaram um canal que desvia água do Assiniboine para o Lago Manitoba para evitar inundações.

Residentes da área que sofrerá inundações, a leste de Portage la Prairie, em Manitoba, se prepararam esta semana enquanto as autoridades atrasavam a abertura do dique para dar-lhes tempo.

Não foi suficiente, disse Doug Connery, cuja família possui uma fazenda de produção de verduras na região.

"Tudo depende do tempo que a água vai levar para chegar aqui", disse ele. "Há muita coisa lá que não foi protegida na noite passada."



Autoridades de Manitoba aumentaram o volume de água que vai para o desvio para o lago até um terço a mais do que a capacidade da tubulação. Isso retirou um pouco da pressão sobre os diques, mas causou inundações na principal região produtora de gado.

Pecuaristas já retiraram milhares de cabeças de gado para locais mais altos mas temem que não vão conseguir alimentá-los apropriadamente este ano.

Nos Estados Unidos, mais de 3.300 pessoas haviam deixado suas casas até sexta-feira por causa da ameaça de inundação, inclusive 1.400 em Brandon, a segunda maior cidade da província. Aproximadamente 100 casas foram inundadas, a maioria em reservas indígenas.


Reuters