sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

OS PANDAS NÃO HIBERNAM - SAIBA PORQUÊ

Por que os pandas não hibernam?

Os ursos são famosos por seus hábitos de hibernação. Como a maioria de nós aprendeu desde cedo na escola, os ursos, assim como várias outras espécies de animais, passam um longo tempo “dormindo” para escapar do frio nos meses de inverno. E nós não podemos culpá-los. Afinal de contas, o inverno não é nada divertido quando não há comida e a temperatura está desagradável.
Muitos de nós, seres humanos, que adoram o sol, certamente prefeririam dormir quando está frio, nevando ou chovendo muito, e só acordar quando abrisse aquele sol. Mas o panda gigante, também chamado de urso panda, se abstém desse antigo e protetor ritual.


Os pandas gigantes chegam a dormir entre oito e 12 horas por dia, mas não hibernam
© iStockphoto.com /Shutrbugg
Os pandas gigantes chegam a dormir entre oito e 12 horas por dia, mas não hibernam


Se você já leu o nosso artigo sobre Como funciona a hibernação, sabe que esse processo pode tomar várias formas. Mas os pandas não tomam parte em nenhum tipo de processo de hibernação. Não é que eles não gostem de dormir – longe disso. Os pandas gigantes chegam a dormir entre oito e 12 horas por dia. E também não é porque o corpo deles agüenta o frio – eles têm uma camada de gordura muito fina para que consigam se manter aquecidos no inverno [fonte: Stone].
Mas, ao contrário, quando o tempo fica difícil, os pandas vão em frente. No lugar de escavar e encostar ao primeiro sinal de que a temperatura vai cair, os pandas gigantes simplesmente encontram um lugar mais confortável para relaxar e comem bambus.

Viver perto de montanhas é bastante conveniente aos pandas gigantes já que eles conseguem se abrigar em temperaturas mais confortáveis. No verão, os pandas gigantes gostam de se resfriar e buscam as altitudes mais elevadas. Embora normalmente vivam a cerca de 2.700 m acima do nível do mar, durante o verão quente eles procuram os locais com cerca de 115.00 m de altitude [fonte: Stone]. E quando o tempo esfria eles descem a montanha e procuram por altitudes próximas a 1.200 m, se necessário.

No entanto, não é só isso que faz com que o urso panda não precise hibernar no inverno. Sua dieta também exclui a possibilidade de hibernação. Entenda o porquê.


Como o panda se alimenta

Os pandas gigantes, de certa forma, são anomalias da evolução. Especialistas concluíram que eles são descendentes de carnívoros. É possível constatar isso até mesmo olhando a constituição biológica de um panda atual. Em outras palavras, seu trato digestivo é feito para processar a carne no lugar de bambus.

Isso é surpreendente uma vez que a primeira coisa que vêm à mente das pessoas quando pensam na alimentação de um urso panda é o bambu. Na verdade, cerca de 99% de sua dieta é composta por bambu. Mas se eles têm sistemas digestivos carnívoros, você passaria em frente a um panda no meio de um mato selvagem? A resposta é – não.
Cerca de 99% da dieta de um panda é composta por bambu
© iStockphoto.com /Mrbfaust
Cerca de 99% da dieta de um panda é composta por bambu

Os pandas gigantes podem, ocasionalmente, comer carne quando oferecem a eles, mas não são necessariamente predadores. Talvez os pandas tenham passado a comer bambu porque está disponível o ano todo. Seja qual for a razão, depois de anos comendo, eles cresceram gostando de bambus, tanto que preferem esta planta a qualquer outro tipo de carne ou comida.

O que o nome tem a ver?
Os pandas estão mais ligados aos bambus do que podemos imaginar. “Panda” é uma palavra derivada do Nepal que quer dizer “comedor de bambu”. Já os chineses chamam esse urso de “Xiongmao” ou “Urso Gato Gigante”.

E esta é uma preferência infeliz por várias razões. Em função dos pandas terem um trato digestivo pequeno e falta de determinadas bactérias e protozoários especiais que os herbívoros possuem para digerir a celulose, eles retiram muito poucos nutrientes do bambu. Cerca de 60 a 90% da energia dos carnívoros é obtida através das refeições, enquanto que os pandas obtém apenas 20% dos bambus [fonte: Schaller].

Para acumular energia suficiente para um dia inteiro, os pandas precisam comer quantidades enormes de bambus – cerca de 18 kg por dia [fonte:Youth]. Desta maneira, é fácil observar que o dia de um panda é bastante extenuante – e ele passa praticamente o tempo todo (de 12 a 16 horas) comendo.  Adicione a isso cerca de 8 a 12 horas de sono para poupar energia e você tem um animal que come para ter energia suficiente para comer.


Pandas vermelhos
Embora o panda nos evoque uma imagem de um grande urso branco e preto, há um outro tipo chamado de panda vermelho. O panda vermelho é menor e pertence à mesma família dos guaxinins. Assim como seu parceiro maior, o panda vermelho não hiberna e se alimenta principalmente de bambus.

A gente até pode pensar que a hibernação seria uma excelente forma para que o panda pudesse conservar energia. Mas é a sua dieta de bambu que o impede de tirar um período de sono prolongado. O panda gigante não consegue acumular energia suficiente para passar meses sem comer – os bambus não fornecem energia suficiente que permita ao panda se abster de comida.