terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

OS ELEFANTES - CURIOSIDADES

Como funcionam os elefantes

O elefante é o maior animal mamífero que vive sobre a terra
© iStockphoto.com /Johan63
O elefante é o maior mamífero que vive sobre a terra
O elefante é o maior animal mamífero que vive sobre a terra. São encontrados na Árica e Ásia, principalmente em florestas e savanas. Eles podem serdomesticados e têm sido utilizados como animais de tração e artistas de circo.

Os elefantes medem entre 1,6 e 3,9 m na altura dos ombros, e normalmente pesam entre 2.720 e 6.350 kg. Os machos são maiores que as fêmeas. Eles têm uma pele grossa (semelhante ao couro) e enrugada.  A cor da pele varia do cinza ao marrom e é coberta por pelos ouriçados e esparsos. 

O elefante tem uma cauda longa e fina, com um tufo de pelos na ponta. Seus pés são curtos e largos e em forma de coluna. A cabeça do elefante é maciça e ele tem um pescoço literalmente curto e grosso. Possui olhos pequenos e orelhas grandes e em forma de leque. Suas orelhas são finas para que o elefante seja capaz de se abanar com elas. É dessa forma que  aliviam o calor do próprio corpo.

Talvez sua característica mais marcante seja a tromba – uma extensão flexível que parte do nariz e lábio superior. A tromba de um elefante pode chegar a ter mais de 3 metros de comprimento e tem uma pequena abertura na ponta.

A dieta de um elefante consiste em grama, cascas, raízes, folhas e frutos. O elefante usa sua tromba para empurrar ou quebrar as folhas dos galhos.

 Em seguida, ele empurra a comida para a boca. Para beber, o elefante puxa água para dentro da tromba e então esguicha a água para dentro de sua boca. Ele também usa a tromba para atirar lama ou sujeira nas próprias costas, o que o ajuda a se refrescar. Quando amedrontado, o elefante sopra e emite um som através de sua tromba.

O elefante tem presas, dentes incisivos longos que se estendem para fora da boca e que crescem ao longo de sua vida. As presas podem ter até 3,5 m de comprimento e são levemente curvadas para cima na ponta. O elefante usa suas presas para arrancar árvores e arbustos de seu caminho, além de combater outros elefantes.

Fatos interessantes sobre os elefantes
-    A pele de um elefante é cinza e enrugada. A pele de um elefante adulto tem cerca de 3 cm de espessura e pesa cerca de 1 tonelada. No entanto, ela é surpreendentemente macia. Moscas, mosquitos e outros insetos podem picá-la.

- Um elefante assustado ou bravo pode correr a uma velocidade de 40 km/h a uma curta distância. Já em uma longa jornada, os elefantes costumam percorrer uma média de 16 km/h.

- O elefante usa sua tromba como se fosse uma mão. A tromba pode carregar 272 kg de carga ou um pequeno objeto como uma moeda, por exemplo. Os elefantes também respiram e cheiram pela tromba.

- Os elefantes amam a água e frequentemente tomam banho em lagos e rios. São excelentes nadadores. Um elefante pode se dar um banho disparando um jato de água a partir de sua tromba.