sábado, 29 de janeiro de 2011

Reciclagem muda ação de estudantes no ambiente escolar

Papel e papelão descartados podem ser reaproveitados (Foto: Divulgação)
FAPEAM
 O reaproveitamento de materiais descartados é uma das alternativas para o tratamento do lixo urbano, uma ação que contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Atualmente, existem diversas iniciativas e tecnologias disponíveis para ajudar no processo da reciclagem.
Com o objetivo de promover e desenvolver o potencial participativo de alunos e da comunidade escolar, a professora de química, Cristiane Queiroz de Fonte, elaborou o projeto “A implantação da reciclagem através da educação ambiental na escola” desenvolvido na Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, localizada na zona Centro Oeste de Manaus, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
O projeto, executado no segundo semestre de 2010, teve o objetivo de melhorar e manter a organização do ambiente escolar, conscientizando a comunidade sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos e estimulando o desenvolvimento de ações práticas para a melhoria da qualidade de vida, o respeito ao meio ambiente, o compromisso de uma responsabilidade social e a integração na redução de doenças provenientes da disposição inadequada do lixo.
Outra finalidade do estudo foi promover a conscientização sobre os problemas ambientais, desenvolvendo, por meio da convivência e do respeito mútuo, hábitos que contribuíssem para a diminuição da poluição na  escola e na comunidade.
Segundo a professora, o projeto teve grande relevância no que se refere à sensibilização da comunidade escolar, desde necessidade de separação dos resíduos produzidos pela escola até a destinação desse material. “Implantar a coleta  seletiva em todos os espaços da instituição e conscientizar os alunos sobre a responsabilidade de minimizar as agressões ambientais relacionadas a produção do lixo fizeram com que os estudantes se envolvessem no projeto e repassassem à comunidade informações sobre a importância da coleta seletiva e da  reciclagem”, explicou.
Mudança
Ainda conforme a professora, ao longo do projeto o crescente interesse de cada participante pelos temas abordados foi perceptível, o que foi fundamental para a boa interação da equipe e o favorecimento da realização das atividades. “Os cinco estudantes bolsistas envolvidos no projeto se dispuseram, de maneira informal, a realizar oficinas e a buscar conhecimento científico por meio das práticas desenvolvidas, assim como na elaboração e montagem de painéis expostos no ambiente escolar, isso significa que o resultado foi positivo”, concluiu.
Sobre PCE
O Programa Ciência na Escola consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas em escolas públicas.
O resultado do projeto “A implantação da reciclagem através da educação ambiental na escola” foi apresentado pela professora e alunos da Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, durante a 2ª Mostra do Programa Ciência na Escola (PCE), em dezembro de 2010.
Novos editais
Atualmente a FAPEAM, em parceria com as secretarias estadual e municipal de ensino, está com editais abertos a professores interessados em desenvolver projetos de pesquisas no ano de 2011.
Para saber mais acesse os editais abertos no site da FAPEAM
Foto 1 - Alunos envolvidos no projeto (Foto: Divulgação)
Foto 2 - Atividade realizada com outras turmas da escola (Foto: Divulgação)
Redação: Dalva Berquet
Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM