domingo, 23 de janeiro de 2011

CASA ECOLÓGICA



 Como deixar sua casa ecologicamente correta sem sair do orçamento?

de HowStuffWorks

Há muitas maneiras de deixar a sua casa ecologicamente correta sem gastar muito dinheiro
© iStockphoto.com /Pagadesign
Há muitas maneiras de deixar a sua casa ecologicamente correta sem gastar muito dinheiro

Muitos proprietários de imóveis ao redor do mundo querem reduzir o consumo de energia de suas casas. O desejo faz sentido – reduzir a demanda de energia em casa se traduz em uma menor demanda por recursos não renováveis. Neste caso eficiência também significa menores contas de gás e energia elétrica e por isso muitos proprietários correm atrás de melhoramentos que possam deixar suas casas mais ecologicamente corretas – buscando não apenas salvar o planeta como também reduzir seus próprios gastos. E como não poderia deixar de ser, uma casa que tem esses aprimoramentos tem um valor de venda mais alto do que a dos vizinhos.

No entanto, como é comum acontecer, novas tecnologias acabam custando mais caro. Na verdade, alguns aparelhos que economizam energia, se não forem escolhidos com cuidado, podem custar mais do que você economizaria com a redução de energia obtida através de seu uso [fonte: Consumer Reports]. Então, como deixar a sua casa ecologicamente correta sem fugir do orçamento? Existem alguns passos fundamentais que podem te ajudar.








...




Avaliando o custo-benefício


O passo mais importante que o dono de uma casa pode tomar com o objetivo de fazer melhoramentos eficientes e ao mesmo tempo acessíveis é planejar com antecedência. Não vale a pena gastar dinheiro com isolamento extra, por exemplo, se as janelas da sua casa deixam escapar o ar tornando o isolamento ineficaz. Consertos simples, como por exemplo selar os vazamentos de ar, podem ser extremamente eficientes se forem feitos corretamente.
Verifique se as janelas da sua casa estão deixando o ar escapar
© iStockphoto.com /ImageInnovation
Verifique se as janelas da sua casa estão deixando o ar escapar

A melhor forma de determinar onde você pode obter maior vantagem é fazer uma auditoria de energia em sua própria casa [fonte: Energy Savers]. Seu orçamento pode dizer se você deve contratar um profissional para fazer essa tarefa ou se você mesmo a faz. De qualquer maneira forma, essa avaliação lhe permitirá listar os pontos fracos de sua casa e que, por conseqüência, contribuem para aumentar os gastos com energia. Corrigir esses problemas o quanto antes é o que gerará uma maior economia num menor espaço de tempo


..............

Consertos criativos para problemas comuns

Vede as saídas de ar em torno das tomadas e interruptores elétricos
© iStockphoto.com /Plherrera
Vede as saídas de ar em torno das tomadas e interruptores elétricos
Dependendo do que você descobriu com a auditoria energética de sua casa, você será capaz de poupar uma quantidade significativa de energia através de uma combinação de criatividade e astúcia. Se as suas portas e janelas deixam o ar escapar, você talvez não tenha dinheiro suficiente para substituí-las. Mas, criar um projeto eficiente de vedação pode ser o suficiente [fontes: Efficient Windows CollaborativeHoward]. Da mesma forma, você pode acabar com os vazamentos de ar em torno das tomadas e interruptores elétricos vedando essas saídas, sem ter que contratar um terceiro para fazer o serviço.

A quantidade de trabalho que você pode vir a fazer por sua própria conta depende e muito de suas habilidades nessa área. Se você consegue instalar armários ou construir decks, é provável que consiga fazer  você mesmo uma série de melhorias ecologicamente corretas na sua casa.

........

Compra inteligente

Se você tem dinheiro suficiente no orçamento destinado para reformar sua casa para comprar janelas, portas e aparelhos mais eficientes, você enfrenta um novo desafio. Os produtos – mesmo aqueles que se dizem eficientes em termos de energia – variam muito na quantidade de eficiência que proporcionam em relação aos produtos tradicionais.

Felizmente, há inúmeras fontes que podem te ajudar a entender esse mar de produtos. A maioria dos produtos que promete aumentar a eficiência, tem uma classificação que pode te dar uma noção de quanta energia eles consomem. Aquecedores de água, aparelhos de ar condicionado e máquinas de lavar louça têm suas próprias medidas de eficiência. Informe-se sobre essas medidas antes de sair comprando.