sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Os caminhos da medicina tradicional

Tratamentos envolvem puxões com ervas, rezas,
terapias manuais e espirituais

por Flávio Meireles
foto Acervo Pesquisador/ UFPA-JORNAL BEIRA DO RIO











Dores no estômago, nas costas e nas pernas. Além disso, uma sensação anormal de cansaço que lhe deixa incapacitado de trabalhar.  O diagnóstico: espinhela caída. O tratamento: reza e puxões com ervas medicinais. Um conhecimento baseado em diferentes culturas, usado para o tratamento e a prevenção de doenças físicas ou mentais, é o que caracteriza a medicina tradicional. Essa vertente da medicina é marcada por medicações à base de ervas, minerais, terapias manuais e espirituais.

Por ter contato com essas práticas tradicionais na infância e achar que ainda são raras as pesquisas sobre o assunto, a professora Angélica Homobono decidiu estudá-lo.  O resultado foi a Tese de Doutorado Atravessando Fronteiras: viagens rumo à saúde tradicional, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, sob orientação da antropóloga Jane Felipe Beltrão.
Seus estudos se concentraram no Distrito de Icoaraci e em Chipaiá, comunidade pertencente ao município de Cachoeira do Arari, no Marajó. A pesquisa teve como objetivo listar os profissionais desses locais e catalogar doenças que utilizam como tratamento a prática da puxação, técnica corporal usada para a cura de doenças relacionadas ao sistema muscular. A professora chamou esse tipo de prática de "Sistema Tradicional de Ação para Saúde".
Diferente da medicina científica, a medicina tradicional não possui métodos tabelados para a cura de doenças. Dependendo do local, as práticas, as orações e os produtos utilizados podem ser diferentes. A partir desses dados, Angélica Homobono  buscou fazer comparações entre os sistemas de saúde utilizados nas duas localidades.
Em Icoaraci, por exemplo, alguns profissionais utilizam produtos industrializados, enquanto em Chipaiá, os materiais são extraídos quase que exclusivamente da natureza. Isso acontece, entre vários motivos, pela questão geográfica, já que Icoaraci está a 20 km do centro de Belém, portanto convive com a estrutura urbana da capital. Chipaiá, em virtude do difícil acesso, não tem essa influência.

Disponibilidade de produtos

Angélica Homobono acredita que a disponibilidade dos produtos interfere na escolha do que será usado. Um exemplo disso são os emplastros. Em Icoaraci, eles são comprados em farmácias, enquanto em Chipaiá, eles são feitos de modo artesanal, utilizando ervas, farinha e até pasta de chuchu como compressa.
Outra diferença está nas pomadas. Em Chipaiá, elas são chamadas de unguento e são fabricadas no próprio local com produtos da floresta, como andiroba e copaíba. Em Icoaraci, as pomadas feitas desses produtos são encontradas e comercializadas em drogarias.
"Essas diferenças mostram que este 'Sistema Tradicional de Ação para Saúde' se transforma de acordo com o acesso aos materiais. Quando esse material está ali na esquina, é mais fácil ir até lá e adquiri-lo. Caso contrário, o jeito é utilizar os materiais disponíveis", ressalta a professora.
A partir da pesquisa, a professora pôde perceber como a medicina tradicional e a científica estavam posicionadas na sociedade. Segundo Angélica Homobono, as duas caminham paralelamente, já que as doenças do "Sistema Tradicional de Ação para Saúde" não são comprovadas pela Ciência.
Assim, o posicionamento que um profissional da medicina científica tem diante das técnicas tradicionais pode variar. "Quando atendo um paciente que já passou por profissionais do Sistema Tradicional, tenho sempre duas escolhas: posso rejeitar e dizer 'não use mais, pois isso não é o indicado' ou posso respeitar a opção que o paciente fez e dizer ‘certo, mas, além disso, você pode seguir minhas recomendações", avalia a professora.

Convivência equilibrada

Os profissionais do Sistema Tradicional, por outro lado, não veem a medicina científica como algo que possa destruir as suas práticas. Ao contrário. Eles até aconselham os pacientes a irem ao médico caso avaliem que o tratamento não está sendo eficaz. Além disso, esses profissionais acreditam que Deus ou qualquer outra divindade de poder supremo é quem poderá curar seus pacientes de qualquer mal. "Eles se veem como um instrumento e se colocam como seres possuidores de um dom, um talento. Eles acreditam que é uma missão", afirma a pesquisadora.
Apesar de seguirem caminhos diferentes, nada impede que essas duas vertentes da medicina convivam de maneira equilibrada. Para Angélica Homobono, essa convivência pode se tornar difícil se na universidade os alunos aprenderem a desvalorizar as técnicas tradicionais. "Por essa razão, seria necessária uma reformulação não apenas do ensino acadêmico, mas também da forma como lidamos com aquilo que é diferente de nosso aprendizado. Somos modelos para nossos alunos, se respeitamos a diferença, vamos ensiná-los a respeitar", avalia. A tese vem justamente socializar as informações reunidas durante a pesquisa.